Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Programa de requalificação de trabalhadores da cana é destaque em evento da Bonsucro | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Programa de requalificação de trabalhadores da cana é destaque em evento da Bonsucro

Considerado um dos programas mais bem-sucedidos de requalificação profissional na cadeia produtiva da cana, o Projeto RenovAção, coordenado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e pela Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), apresentou resultados altamente positivos em seu Relatório de atividades desenvolvidas entre 2010 e 2015. Divulgado oficialmente no dia 29/10 durante evento organizado pela Bonsucro, sistema mundialmente reconhecido por certificar a produção sustentável da cana e seus produtos derivados, o documento destaca a profissionalização de 6.650 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor sucroenergético paulista, além da formação de outros 20 mil novos trabalhadores em iniciativas semelhantes, e que tiveram o RenovAção como modelo de referência.
A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, ressalta a importância estratégica do RenovAção como um dos pilares da sustentabilidade no segmento canavieiro. “Ações como estas são primordiais no processo de implantação de melhores práticas sociais e ambientais no setor. E isso só foi possível porque envolveu diversos agentes da cadeia produtiva”, avalia.
Também presente ao encontro realizado pela Bonsucro no Hotel Grand Mercure, na zona sul de São Paulo (SP), o diretor Executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, exalta os resultados apresentados no Relatório RenovAção 2010-1015. “Trata-se de uma iniciativa de grande impacto na absorção de um contingente expressivo de profissionais, cuja atividade do corte manual vem sendo progressivamente abolida na última década, em grande parte por conta do fim da queima da palha da cana”, disse. A mecanização do plantio e colheita da planta, que atualmente atinge 90% dos canaviais no Estado de SP, vem diminuindo sensivelmente o uso controlado do fogo para facilitar atividades manuais no campo.
Diante deste cenário, em 2010 o setor sucroenergético paulista se articulou para criar o Projeto RenovAção, que, além de ser coordenado pela UNICA e Feraesp, só foi possível graças à parceria das multinacionais SYNGENTA, FMC, JONH DERRE, CASE IH e IVECO, e do apoio de organizações internacionais como a Fundação Solidaridad e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por meio de cursos profissionalizantes supervisionados por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Centro Paula Souza, milhares de cortadores de cana nas cidades de Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, receberam treinamento para funções de Operador de Colheitadeira, Motorista Canavieiro, Soldador, Eletricista, Mecânico, entre outras.
Recolocação
Nos últimos cinco anos, mais de 78% dos participantes dos 30 cursos oferecidos pelo RenovAção já se recolocaram no mercado de trabalho, obtendo um aumento médio na renda de até 75%. Durante o período de treinamento, os alunos dedicaram-se exclusivamente às aulas, mas continuavam recebendo seus salários. Para o diretor Global de Cana-de-Açúcar da Syngenta, Daniel Bachner, cuja companhia apoiou o RenovAção desde a sua implantação, o número de trabalhadores realocados demonstra que é possível aliar qualidade de vida do trabalhador rural com a adoção de novas tecnologias. “O aumento da produtividade da cana e da competitividade do setor confirma nossa crença de que este é o caminho para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil”, observa.
Na opinião do diretor de Marketing da Case IH para a América Latina, Christian Gonzalez, o RenoVação contribuiu imensamente “para a melhora da qualidade de vida no campo e na evolução do agronegócio no Brasil.” Outro destaque do Projeto foi a realização de cursos nas áreas de horticultura, corte e costura e tornearia mecânica, que foram estendidos para as comunidades localizadas no entorno das usinas sucroenergéticas participantes da iniciativa. Ao todo, foram capacitadas 1.838 pessoas.
O diretor de Assuntos Corporativos para a América Latina da John Deere, Alfredo Miguel Neto, acredita que a participação da empresa no RenovAção está alinhada com a visão de contribuição social e qualificação de mão de obra no campo. “Qualificar profissionais e replicar conhecimento fortalece o setor e é um apoio importante no desenvolvimento sustentável do País", enfatiza. O responsável pela diretoria Geral de Negócios no Brasil da FMC, Walter Costa, destaca a importância de ações de requalificação em continuar formando cidadãos e profissionais para o sucesso contínuo do segmento sucroenergético. “Por meio dessas iniciativas sustentáveis, teremos um agronegócio ainda mais responsável”, afirma.
Bonsucro Week 2015
Entre os dias 26 e 29 de outubro deste ano, uma das organizações mais procuradas no mundo para certificação de produção sustentável na cadeia sucroenergética cumpriu com sucesso a agenda anual de eventos organizados no Brasil, a Bonsucro Week. Nos dois primeiros dias de programação, produtores de cana de 25 países, principalmente da Austrália, Colômbia, México, Índia e Reino Unido, conheceram a usina São Manoel, filiada à UNICA, a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari), o Centro de tecnologia Canavieira (CTC) e o Centro Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Em seu discurso durante a cerimônia de encerramento da Bonsucro Week, cuja programação culminou em uma jornada de debates sobre temas relevantes para o segmento sucroenergético, a presidente da UNICA, falando para uma plateia de aproximadamente 150 pessoas, lembrou que o fator econômico também é fundamental para o tripé da sustentabilidade. “Este evento explorou um dos principais atributos do segmento canavieiro, que é a sustentabilidade. Mas é preciso lembrar que a responsabilidade social, em conjunto com a ambiental, só poderá ser preservada se houver viabilidade econômica. Ou seja, é necessário um equilíbrio”, ressaltou.
Nesta linha de raciocínio, o consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, que mediou um painel cujo tema foi “A Cana como Base para a Bioeconomia”, com as participações do responsável pela Cadeia de Químicos Renováveis da Braskem, Breno Brasil, e do gerente Geral da Solazyme no Brasil, Wildredo Linhares, enfatizou a contradição existente na área energética mundial na busca pela sustentabilidade. “Ao mesmo tempo em que o mundo procura alternativas de baixo carbono, e o setor sucroenergético tem produtos para oferecer, são criadas barreiras comerciais e questionamentos demasiadamente negatívos sobre os biocombustíveis”, afirmou.

Fonte: UNICA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3