Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Primavera preocupa a agropecuária | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Primavera preocupa a agropecuária

Chuvas muito acima da média nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e agravamento da seca no Norte e Nordeste. Esse é o resultado previsto para a primavera, que começou em 23/09 influenciada pelo fenômeno El Niño, que deixa a temperatura acima do normal e favorece algumas culturas.
Mas o fenômeno também traz problemas como excesso de umidade e granizo. De acordo com especialistas, as chuvas devem ficar acima da média principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul também podem ser beneficiadas com mais umidade que o normal. No entanto, o fenômeno também causa a má distribuição de chuva no Centro-Oeste e Sudeste.
Este ano, os meteorologistas alertam para um El Niño mais intenso em relação a anos anteriores, o que pode afetar o plantio e causar prejuízo nas culturas de verão. Além disso, é na primavera que os produtores rurais colhem as lavouras de inverno no Sul e Sudeste e as precipitações podem provocar perdas.
O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Cana beneficiada
A safra 2015/2016 terá um pequeno aumento da produção e produtividade, basicamente em função do maior volume de chuvas. Apesar de muita "cana bisada" (cana que não pode ser colhida e fica no campo para a próxima safra) e o envelhecimento do canavial, a safra 2016/2017 segue com o cenário produtivo semelhante ao da safra 2015/16.
No entanto, a produtividade da cana-de-açúcar deve ser favorecida pelo clima. Por outro lado, o fato do fenômeno provocar seca em seca em países produtores, principalmente na Ásia, poderá favorecer as usinas brasileiras.
Segundo a meteorologista Olivia Nunes, da Somar Meteorologia, o padrão de primavera já tem sido observado, de acordo com a especialista, desde que ocorreram as primeiras chuvas depois do período seco de agosto. Olivia explica que o setor do Pacífico cuja variação da temperatura mais tem impacto no clima do Brasil é a próxima ao Peru.
Hoje, esta região não apresenta temperaturas tão altas quanto a região central do oceano, mas ainda assim o fenômeno deve afetar o regime de chuvas no Brasil.
Agricultura em alerta
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina monitora os eventos climáticos provenientes do El Niño e da chegada da primavera com a preocupação com o excesso de chuva no estado.
Um sistema integrado entre as regionais, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Ministério daAgricultura troca informações e emite alertas para que os agricultores se preparem para possíveis tempestades que possam afetar a produção.
"Isso já foi visto na última semana em que todas as regiões registraram granizo e vai se repetir já neste fim de semana quando teremos quatro dias seguidos de chuva. Outubro e novembro, especialmente, terão precipitação acima da média e com volumes até perigosos", explica a meteorologista da Epagri Gislânia Cruz.
Para o gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), órgão ligado à Epagri, Edson Silva, um acumulado maior de chuva pode afetar a qualidade de algumas produções, especialmente se vierem durante a época de plantio, como novembro e dezembro.
"Se chover muito em novembro e dezembro, o plantio dos grãos pode ser afetado, já que as máquinas não conseguem aderir ao terreno", lembra Silva. "Mas se elas forem mais para janeiro e fevereiro, será benéfico para a produção de milho e de outras commodities que estarão na fase de floração. As produções de cebola, alho e arroz já foram plantadas e podem ser uma das mais afetadas", alerta.

Fonte: DCI

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3