Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Safra global de açúcar 2015/16 deve ter 1º déficit desde 2009/10 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Safra global de açúcar 2015/16 deve ter 1º déficit desde 2009/10

A consultoria INTL FCStone divulgou nesta quarta-feira, 16, a sua primeira estimativa para a safra global de açúcar 2015/16, que se inicia em outubro, projetando que o mercado deve apresentar o primeiro déficit desde 2009/10, de 3,8 milhões de toneladas.
A produção mundial deve diminuir ligeiramente, para 180,5 milhões de toneladas (-0,8%), por causa dos baixos preços do açúcar e do clima desfavorável em várias partes do globo, informa o analista João Paulo Botelho, em comunicado.
A demanda deve crescer ligeiramente menos do que na temporada passada em virtude da desaceleração econômica em importantes países emergentes (notadamente a China) mas, ainda assim, o suficiente para alcançar 184,3 milhões de toneladas (+1,8%) e superar a produção.
Conforme a FCStone, ainda com relação à próxima safra, a principal incógnita é a Índia. Em Uttar Pradesh, que havia sido o segundo maior Estado produtor na última temporada, a condição da cana-de-açúcar está significativamente melhor do que no ano anterior, podendo levar a maior produtividade agrícola e industrial. Já Mahrashtra e Karnataka (1º e 3º maiores produtores, respectivamente) apresentam mais incertezas, em vista da forte seca que prejudica a região.
De acordo com análise da consultoria, no Centro-Sul brasileiro e na Tailândia a produção deve apresentar um crescimento tímido. Neste último, embora o clima não tem sido o ideal para o desenvolvimento da cana na entressafra, a política de incentivo à transferência de área do arroz para a cana aumentou ainda mais a área plantada. No Brasil, o incremento produtivo estimado para o Centro-Sul pode ser explicado pela maior disponibilidade de cana em 2015, por um início precoce da colheita de 2016 e pela desvalorização do real, que torna a exportação de açúcar relativamente mais vantajosa em relação à produção de etanol.
Esse aumento, no entanto, pode ser parcialmente compensado pela região Nordeste onde, segundo Botelho, "o clima seco deve prejudicar a produtividade agrícola e a maioria das usinas deve optar por maior mix alcooleiro em relação à safra 2014/15". Segundo a FCStone, a maior queda de produção deve ocorrer na União Europeia, onde a área plantada com beterraba caiu 11,5% por causa dos elevados estoques acumulados e baixos preços do açúcar no mercado interno. Além disso, o clima tem sido seco na maior parte do período de desenvolvimento da beterraba, o que deve ter efeitos sobre a produtividade agrícola e industrial em alguns países importantes, como a Alemanha, que também foi o país que mais cortou a área plantada, em 16,5%.

Fonte: Estadão Conteudo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3