Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
3 novas pragas agrícolas que você deve ficar de olho | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

3 novas pragas agrícolas que você deve ficar de olho

Nos últimos meses, três novas pragas agrícolas foram detectadas no Brasil. São dois insetos e uma planta daninha. Elas danificam plantações de soja, milho e algodão, podendo causar perdas de até 91% da safra. Especialistas afirmam que para erradicar invasores, é preciso reforçar a defesa fitossanitária.
Não há como comprovar como elas entraram no país, mas a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) já alerta há algum tempo para os riscos de contaminação e disseminação de ácaros, insetos, fungos, vírus e bactérias através de estrangeiros que chegam ao Brasil para eventos esportivos como a Copa do Mundo e Olimpíadas, que acontecerão em 2016 no Rio de Janeiro.
Segundo um estudo encomendado pela entidade junto a Agropec, só no campeonato de futebol que aconteceu ano passado, mais de 350 pragas inexistentes no Brasil poderiam chegar pelos turistas. Regina Sugayama, autora da pesquisa, disse à época da Copa do Mundo que o trânsito de pessoas nos últimos anos tem facilitado essa troca biológica entre países. Entre 1901 e 2014, 68 espécies de pragas exóticas foram detectadas no Brasil - 20 delas somente nos últimos dez anos. "Às vésperas de grandes eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada é preciso reforçar a atenção em nossas fronteiras e aeroportos", aconselha a Sugayama.
Faltando menos de um ano para as Olimpíadas, vale o alerta. Eduardo Daher, diretor executivo da Andef, cita o exemplo chinês, país que foi invadido por organismos danosos à agricultura sete anos atrás. "Apenas como referência, no período da Olimpíada de Pequim, em 2008, foram introduzidas 44 novas pragas na China. Na cidade do Rio de Janeiro, que é sede dos jogos, 205 países, 10 mil atletas e mais de 1 milhão de turistas chegarão para o evento", conta.
Veja quais são as três pragas para ficar em alerta:
1 – Melanagromyza sp
Também conhecida como mosca-da-haste da soja, foi detectada pela primeira vez no Rio Grande do Sul. A origem mais provável é que tenha vindo da Argentina e Paraguai, países que já estão amplamente contaminados e são fronteira com o Estado brasileiro. É uma praga importante da Austrália, onde causa perdas de até 30% na produção de grãos.
O Brasil ainda dá pouca atenção para a praga. “É preciso mais agilidade. Paraguai e Argentina poderão fazer o controle da Melanagromyza mais facilmente, pois terão produtos disponíveis para o combate mais rapidamente. Eles já estão testando produtos. No Brasil, a burocracia deve retardar a chegada desses produtos”, afirma Jerson Guedes, pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria.
2- Helicoverpa punctigera
Prima da famosa Helicoverpa armigera, essa variação da lagarta também é agressiva e causa expressivos danos na produtividade na escala de até 16 sacas por hectare de soja, 54 sacas na cultura do milho e até 76 sacas no algodão. Foi identificada no Ceará.
3- Amaranthus palmeri
A erva daninha é velha conhecida dos produtores norte-americanos de soja e algodão e já preocupa cotonicultores brasileiros. As perdas, no caso do milho, pode chegar a 91% da safra. Na soja, pode destruir 79% e 77% no algodão. Foi identificada no Brasil há alguns meses, no Mato Grosso.
Ela chama a atenção por ser bastante resistente a herbicidas, não apresentando nenhum sintoma de fitotoxicidade após as aplicações do produto.


Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3