Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Vai demorar para o setor retomar patamares de produtividade do passado | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Vai demorar para o setor retomar patamares de produtividade do passado

Uma pesquisa realizada pela União dos Produtores de Bioenergia (Udop) revelou que a produtividade dos canaviais do Centro-Sul na safra 2014/2015 ficou abaixo da média recente. O levantamento foi feito entre abril e maio em cinco Estados da principal região produtora do País com usinas que, juntas, responderam por cerca de 15% de toda a moagem de cana do Brasil no ano passado.
Em média, essas unidades colheram 71,14 toneladas de cana por hectare, 3,40% menos que as 73,56 t/ha registradas nos últimos cinco ciclos. "Esses números mostram o quanto temos de melhorar nossa produtividadee o quanto estamos reféns do clima", afirmou o presidente-executivo da Udop, Antonio Cesar Salibe.
Há mais ou menos 10 anos, a média de produtividade era de 90 toneladas por hectare, mas para Agnaldo Rigolin, gerente de desenvolvimento agrícola da BP Biocombustíveis, o setor vai demorar para retomar o patamar de produtividade do passado. “Uma causa é o próprio impacto da mecanização sobre a soqueira.
E sofremos muito com isso no cerrado, porque num período que tem cinco, seis meses de estresse hídrico, a soqueira vai ser abalada. Por isso, imagino que demoremos um pouco para retomar os melhores patamares. O caminho é lento, precisamos ter um solo adequadamente preparado. Na nossa região percebemos que a água é um nutriente dos mais importantes. Quanto às variedades, há um leque de materiais para se trabalhar ao longo da safra com sanidade. Na BP estamos investindo forte nesta questão.”

Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3