Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
A cana que vem do frio! | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

A cana que vem do frio!

O frio não é mais problema! Novas variedades desenvolvidas pela RIDESA e pela Embrapa Clima Temperado garantem a viabilidade da cana no Rio Grande do Sul
Para crescer, a cana-de-açúcar precisa de sol e luz. Por encontrar estas condições, a cultura se desenvolveu ao redor do globo nas regiões de clima tropical e sub-tropical. No Brasil, a cana se instalou na Zona da Mata nordestina, nos estados do Sudeste, especialmente São Paulo, e mais recentemente tem consolidado sua presença na região Centro-Oeste. Já no Sul do país, a atividade canavieira tem boa presença no Paraná, especialmente nas regiões Norte e Noroeste do estado, onde os agricultores encontraram condições propícias para a cultura.
Mas o clima temperado estabeleceu uma barreira para a expansão em larga escala da cana em direção aos outros estados do Sul do Brasil. Em Santa Catarina o cultivo é direcionado à produção de garapa, o estado é o maior produtor e consumidor de caldo de cana do Brasil. Porém, o pequeno volume de produção e a produtividade limitada pelas condições edafoclimáticas não incentivaram a implantação de unidades sucroenergéticas.
É sonho antigo do Rio Grande do Sul se tornar um grande produtor de cana, açúcar e etanol, afinal, importa os produtos de outros Estados. A expansão canavieira que embalou o país, por volta de 10 anos e a instalação da fábrica de plástico verde da Braskem nas terras gaúchas estimularam investimentos, e quase que a Destilaria Coopercana, localizada em Porto Xavier, no Oeste do Estado, a maior experiência gaúcha na área canavieira, ganha a companhia de novas unidades.
Porém, a crise que envolveu o setor e a inexistência de variedades de cana adaptadas ao clima gaúcho congelaram os projetos. E a cana nos pampas continuou restrita aos pequenos agricultores que a cultivam para produzir rapadura, cachaça e garapa.
Mas se depender dos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e da unidade da Embrapa (Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) – Clima Temperado, situada em Pelotas, RS, as condições climáticas poderão deixar de ser uma limitação para o desenvolvimento da cana-de-açúcar em boa parte do Sul do país. Desde 2006 eles pesquisam o desenvolvimento de variedades de cana tolerantes ao frio.
Veja matéria completa na editoria Holofote na nova edição da CanaOnline. Visualize no site, baixe grátis o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br

Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3