Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
O que é mais viável: Enfardar ou transportar a palha junto com a cana? | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

O que é mais viável: Enfardar ou transportar a palha junto com a cana?

Esta é uma das perguntas que surgiram com o início dos processos de recolhimento de palha da cana-de-açúcar. Segundo Marcelo Pierossi, da AgroPerforma, grande parte das usinas utilizam o sistema de transporte da palha junto com a cana picada e posterior separação em instalações de limpeza a seco. Mas, na verdade, o que ocorre é a colheita de uma matéria-prima com elevado teor de impurezas vegetais. Para ele, a tecnologia mais viável para recolhimento depende das características de cada usina.

O especialista afirma que, com relação à palha enfardada, os fatores que afetam o custo de recolhimento são o desempenho das máquinas e a distância. “A não utilização de todo o potencial das máquinas impacta mais no custo de recolhimento do que a distância, devido à quantidade de equipamentos e pessoas envolvidas na operação”. Ainda segundo Pierossi, a quantidade de impureza mineral adicionada ao fardo aumenta o custo de produção, visto que é material transportado que não será utilizado e, por isso, deve-se operar as máquinas agrícolas de forma a evitar a matéria mineral.

Fonte: Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3