Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Retirada parcial da palha impactará populações de Cigarrinha-das-Raízes | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Retirada parcial da palha impactará populações de Cigarrinha-das-Raízes

A Cigarrinha-das-raízes possui extrema importância econômica, principalmente pelo fato de poder ser encontrada em todas as regiões canavieiras do Brasil. No Estado de São Paulo, sua incidência tem aumentado nos últimos anos devido ao advento da colheita mecanizada. Entre os prejuízos causados pela praga, estão a redução do teor de açúcar nos colmos, aumento do teor de fibras e dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem, além da extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas.

Porém, as usinas tem percebido que, quando é retirada a palha do campo, seja para produção de energia ou de etanol de 2ª geração, a população dessa praga tem diminuído. Na verdade, o desenvolvimento da Cigarrinha-das-Raízes acaba sendo dificultado, pois um ambiente onde a palha é parcialmente retirada fica mais seco. Porém, é importante ressaltar que essa técnica não elimina por completo a presença da praga no canavial. O problema será apenas atenuado, ou seja, o produtor ainda terá que realizar o controle.

A incidência de Cigarrinha-das-Raízes em cana-de-açúcar e diferentes tecnologias de controle serão abordadas no 11° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 29 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.

Fonte: Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3