Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Setor sucroalcooleiro deve ganhar fôlego com novos investimentos | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Setor sucroalcooleiro deve ganhar fôlego com novos investimentos

O setor sucroalcooleiro continua enfrentando uma profunda crise no País, considerada por especialistas como a pior em três décadas. Agora, o segmento pode ganhar novo fôlego, principalmente a partir do segundo semestre, graças à sinalização de empresas investidoras que estariam de olho, principalmente, no subproduto da cana-de-açúcar, o bagaço, que vem sendo utilizado na geração de energia.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Estado de S. Paulo, em reportagem publicada no dia 18 de maio, a gestora canadense Brookfield, as norte-americanas Lone Star e Black River e a brasileira GP Investments estariam interessadas em investir na energia por meio da biomassa, que responde atualmente por 4% do consumo nacional e foi apontada como a "única divisão lucrativa das usinas".

De acordo com o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Luiz Rocha, "os investidores podem, ao mesmo tempo, considerar o excelente momento (para investimentos) no setor de energia, diante dos ótimos preços praticados no mercado spot (à vista), condição que não deve se alterar, pelo menos, nos próximos dois anos". "E isto possibilita também a formação de parcerias", completa.

Apesar de enxergar uma "luz no fim do túnel", Rocha discorda da afirmação de que a energia gerada por biomassa seja a única divisão lucrativa das usinas.

"A divisão de energia tende a ser lucrativa e é uma excelente geradora de caixa para as empresas, além de empregar diretamente pouca mão de obra. Mas algumas unidades - cerca de 20% do setor - conseguem ter lucro operacional na produção de etanol. Neste caso, estamos falando de empresas que não têm custo financeiro, têm acesso a créditos e, sobretudo, boa perfomance no campo", ressalta o presidente do Fórum.

Mesmo diante de um cenário um pouco mais favorável, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informa que dez usinas podem fechar as portas ainda em 2015, há 80 paradas atualmente, sendo 44 em recuperação judicial. Outras 23 estão em recuperação judicial, mas continuam com suas atividades.

"Nossa interlocução com o governo federal melhorou sensivelmente neste ano, principalmente a partir das mudanças ministeriais na Fazenda, MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MME (Ministério de Minas e Energia) e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), especialmente com a entrada da ministra (da Agricultura) Kátia Abreu", salienta Rocha.


Mistura do etanol à gasolina

O setor sucroalcooleiro respira um pouco melhor neste caso, depois que o governo elevou a mistura do etanol à gasolina.

"Conseguimos o retorno parcial da CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico), o aumento da mistura (de 25%) para 27 % do anidro à gasolina, entre outras medidas. O Fórum tem mantido contato constante no sentido de conquistar outras medidas que sejam positivas para o setor", diz o presidente da entidade.

De acordo com a atual lei vigente no País, o governo federal pode elevar a mistura de etanol entre 18% e 27,5%. Conforme publicou o Estado em fevereiro deste ano, a cadeia produtiva sucroalcooleira chegou a pedir, inicialmente, o limite máximo, mas dificuldades quanto à medição do 0,5 ponto porcentual limitaram a mistura a 27% e apenas para a gasolina C. No caso da gasolina premium, o porcentual permanece em 25%.


Frente parlamentar

Para ganhar força política junto ao governo federal e parlamentares foi relançada, no início de maio, a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, que passou a ser presidida pelo deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR). Além de André Luiz Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, também estiveram presentes à solenidade Elizabeth Farina, presidente da Unica; Paulo Leal, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Ferplana); Manoel Ortolan, presidente da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil); Alexandre Lima, presidente da União dos Produtores de Cana Nordestinos (Unida); e outras lideranças da cadeia produtiva.

Na mesma ocasião foi lançado um manifesto em defesa do segmento e uma agenda legislativa que inclui os projetos prioritários no Congresso, ainda para 2015.

"Todos os esforços que contribuam para a recuperação da competitividade do setor sucroenergético serão muito úteis, e é com grande satisfação que vemos esta preocupação se refletir no Congresso Nacional por meio desta Frente Parlamentar, que reúne mais de 200 deputados, demonstrando seu compromisso com esta atividade que movimenta a economia em mais de mil municípios brasileiros", afirmou Elizabeth Farina durante a solenidade, segundo informações da assessoria de comunicação da Unica.


Protagonismo

Presidente da Frente Parlamentar, o deputado Sérgio Souza salientou, na mesma ocasião, que "o Brasil é protagonista na produção de combustíveis renováveis e energia limpa e tem responsabilidade ambiental, além de ser um dos poucos países que atingiu as metas de redução de gases de efeito estufa".

Disse ainda que, "entretanto, percebemos que esse importante setor foi deixado em segundo plano pelo governo nos últimos anos". "A Frente Parlamentar, aproveitando a autonomia do Legislativo, vai atuar de maneira intransigente em defesa desse setor que é um dos mais importantes para o Brasil."

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com 400 unidades industriais e 70 mil produtores independentes de cana-de-açúcar, responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de empregos diretos, distribuídos por cerca de 20% dos municípios brasileiros, e por um Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 40 bilhões e exportações anuais da ordem de US$ 15 bilhões.

Ainda de acordo com a Unica, na safra 2014/15, somente na região Centro-Sul (que concentra 90% da produção nacional), a moagem de cana chegou a 571 milhões de toneladas. Mesmo assim, desde 2009, "o setor passa pela maior crise de sua história com usinas encerrando suas atividades, em recuperação judicial ou em constante endividamento".


Conquistas

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar também destaca que, desde 2013, ano de sua criação, a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético vem atuando no avanço de toda cadeia sucroenergética. Como resultado, ela conquistou, no Poder Legislativo, o aumento da mistura do etanol anidro na gasolina; incentivos para o aperfeiçoamento de motores flex no âmbito do Programa Inovar-Auto; a inclusão do etanol e do açúcar no Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra); e a extensão das linhas de financiamentos para construção de armazéns, em condições diferenciadas, à indústria de açúcar.

Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura - Equipe SNA/RJ - 26/05/15

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3