Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Queda no preço do açúcar pode diminuir valor do combustível | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Queda no preço do açúcar pode diminuir valor do combustível

O início da safra de cana-de-açúcar, aliada à queda da cotação do açúcar no mercado internacional, deve ocasionar a diminuição do preço do etanol nas bombas em breve. Segundo o presidente da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Coral, o mercado exportador (de açúcar) caiu 13% no início desta semana, abrindo mais espaço às indústrias para a produção do etanol dentro do País em relação ao açúcar que é destinado ao Exterior.
Coral cita que a situação poderá sinalizar um bom momento para abastecer com etanol em um curto período, mas sem definir prazos. "No início de safra, todas as empresas precisam vender e diminuem os preços, devido à oferta. Bom para os motoristas e ruim para quem vende", opina.
Apesar do início da safra e o típico favorecimento à queda de preço do etanol, Coral ressalta que a produção atualmente é dividida em praticamente 50% de açúcar e 50% de etanol. "Acontece que a produção de açúcar envolve exportações e elas são fechadas com pelo menos quatro meses de antecedência. Atualmente, ainda estamos produzindo safras para entrega", explica.
PREÇO
Coral não sabe apontar o prazo para o reajuste do etanol. Nas ruas de Limeira, os preços do etanol ainda não chegaram às bombas mais baratos. O valor encontrado varia entre R$ 1,86 e R$ 1,89 - iguais aos encontrados há pelo menos 30 dias.
Porém, o presidente da Afocapi lembra que a baixa do etanol não deve se manter por muito tempo. Ele ressalta que, com a passagem do início da safra, a compra e venda do etanol irão se valorizar. "O etanol não pode diminuir muito, considerando que isso é prejuízo para o mercado", opina.
O volume processado de cana-de-açúcar nas usinas do Centro-Sul do País deve crescer 18,66 milhões de toneladas na safra 2015/2016 em relação à moagem do período anterior, quando foram processadas 571,34 milhões de toneladas. A estimativa, divulgada ontem, é da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar). A projeção, portanto, é que a moagem desta colheita chegue a 590 milhões de toneladas.


Fonte: Agencia Brasil

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3