Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Leilão de energia marcado para o dia 30 terá oferta de 6,7 mil megawatts | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Leilão de energia marcado para o dia 30 terá oferta de 6,7 mil megawatts

Cinquenta empreendimentos estão habilitados para o próximo leilão de energia (Leilão A-5) que ocorrerá no dia 30 deste mês, somando oferta de energia elétrica de 6,7 mil megawatts (MW). A maior parte (25) é de pequenas centrais hidrelétricas, com oferta de energia de 425,05 MW.

O anúncio foi feito hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O leilão tem como destaque 22 usinas térmicas, com oferta global de quase 6,09 mil MW, sendo 13 empreendimentos a biomassa, sete a gás natural e dois a carvão.

O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, considerou fundamental a participação de um número significativo de usinas termelétricas no leilão, para garantir o abastecimento de energia elétrica no país. "Essas térmicas são cada vez mais importantes, dada a dificuldade de se construírem usinas hidrelétricas com reservatórios."

Segundo Tolmasquim, o aumento da geração de energia termelétrica diminui a vulnerabilidade do Brasil a eventos climáticos extremos, como os vivenciados no país desde o início do ano passado. O estado de São Paulo concentra o maior número de usinas térmicas que participarão do leilão (6), sendo cinco a biomassa e uma a gás natural. Em seguida, vem o Amapá, com quatro usinas termelétricas (três a biomassa e uma a carvão).

Alana Gandra com edição de Jorge Wamburg
Fonte: Agência Brasil

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3