Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Produção de biodiesel deve crescer 25% em 2015 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Produção de biodiesel deve crescer 25% em 2015

Produção de biodiesel deve crescer 25% em 2015
Após amargar o abandono de investimentos no início do ano passado, o setor de biodiesel brasileiro, que tem o Rio Grande do Sul como maior expoente, agora vê um futuro promissor. A aprovação de lei que ampliou para 7% a adição de biocombustível no diesel, em setembro passado, faz a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio) projetar um aumento de 25% na produção em 2015.
Há um ano, o cenário era árido para o setor. Tida como o mercado do futuro em 2004, quando o governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), com a meta de incentivar a produção do combustível verde no país, a indústria viveu momentos de incerteza e abandono de investimentos no último ano.
Com a mistura obrigatória de biodiesel no diesel estagnada em 5% desde 2010, o país ingressou 2014 com uma ociosidade industrial de 56%. A demanda estável e a falta de competitividade para exportar fizeram pelo menos 20 indústrias que produziam biocombustível fecharem as portas ou migrarem de setor.
Luta pelos 10%
O alento para o setor só veio em 2014, quando uma lei ampliou a mistura para 6% em setembro e, a partir de novembro, para 7%. Além disso, outros dois fatores contribuíram: o bom desempenho no campo, que favorecerá a oferta de matéria-prima, e a desistência da Petrobras em construir duas refinarias, que abrirá espaço no mercado de combustíveis. Diante do novo cenário, a previsão é de que a ociosidade das empresas diminua para 44%.
Além de benéfico para o ambiente e para a saúde humana, o biodiesel também favorece a balança comercial brasileira. Battistella explica que, com o aumento da mistura, o país precisará importar menos diesel. Ao produzir 3,42 bilhões de litros de biodiesel em 2014, o país economizou US$ 2,59 bilhões em importação de diesel no ano, de acordo com levantamento da Aprobio.
No cenário de preços atual, a tendência é de que o maior uso de biodiesel torne o diesel mais barato no país, aponta Luiz Fernando Gutierrez Roque, consultor da Safras & Mercado. No entanto, caso o valor do grão tenha alta, ele pondera que as indústrias terão dificuldades para comprar sua principal matéria-prima, e o valor do diesel subirá. Apesar do risco de oscilações, Roque avalia o aumento da mistura como positivo para a economia, já que incentiva o suprimento da demanda interna por combustível com a produção nacional.
Em um país onde a produção de biodiesel depende do consumo interno, a exportação seria uma saída para diminuir a ociosidade industrial. Graças a incentivos tributários, hoje só a Argentina e a Indonésia exportam o produto, conforme a Aprobio. O biocombustível desses países representa apenas uma parte do consumo da Europa, mercado que as indústrias brasileiras sonham em conquistar


Fonte: Agência JB Press retirado do site Cenário MT

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3