Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Técnicas modernas de manutenção automotiva aumentam disponibilidade e reduzem custos | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Técnicas modernas de manutenção automotiva aumentam disponibilidade e reduzem custos

Para coordenador do GMEC, o momento do setor exige, mais do que nunca, adoção de novas tecnologias e redução de custos

Nos próximos dias 24 e 25 de março, acontece em Ribeirão Preto o 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar. O evento reunirá vários especialistas em motomecanização canavieira, como o consultor Luis Antonio Bellini, coordenador do GMEC (Grupo de Motomecanização do Setor Sucroenergético). No evento, ele comandará o painel “Transportes, Manutenção e Novas Tecnologias”, ao lado do consultor Luiz Nitsch.

“Vamos abordar no Seminário conceitos modernos de manutenção que, depois de serem muito praticados na indústria, agora começam a ser adotados aos poucos na manutenção automotiva das usinas”, conta Bellini.

Segundo ele, a área precisa incorporar urgentemente novos conceitos de manutenção, como análise crítica de processo, tempo médio de falhas, caminho crítico, manutenção produtiva total (MPT), manutenção de classe mundial. “Tem muita usina que utiliza conceitos de manutenção antigos, que são pouco eficazes na hora de reduzir custos. A administração da manutenção nunca foi profissional em boa parte das usinas. É um desafio, mas algumas unidades entenderam isso e já estão avançando.”

Ele destaca que o trabalho de manutenção deve aumentar a confiabilidade e reduzir custos. “Esta área não é uma mera coadjuvante da usina, é protagonista na redução de custos.” Além disso, o setor precisar planejar a atividade de manutenção, evitando uma prática comum em muitas unidades: desmontar totalmente a máquina.

REFORMA DE COLHEDORA
Bellini defende a realização de minirreformas de equipamentos ao longo da safra. “Uma reforma de colhedora, por exemplo, nunca restabelece a disponibilidade da máquina do ano anterior, esse indicador sempre cai ano após ano. Mas reformar a colhedora é necessário, porém o modo como isso é feito deve ser revisto. Trabalha-se com a máquina o ano todo e ela é reformada na entressafra, o que é arcaico. Ou seja, não ter manutenção preventiva e preditiva é o que tem de mais atrasado no setor.”

Na opinião do consultor, se houver cuidado com a máquina o ano todo, é viável reformar a colhedora nas suas quatro primeiras safras. “Tem muita usina que trabalha bem com máquina por seis anos, mas o ideal é que se trabalhe com uma colhedora no máximo por quatro safras, na minha percepção. Isto porque, a partir da quarta safra, já tem disponibilidade baixa e custo de manutenção alto.”
Mas o atual momento de dificuldade enfrentado pela maior parte das unidades do setor tem dificultado a substituição das colhedoras por equipamentos novos. “Tenho visto muita usina deixando pra depois o investimento, e esticando a vida das máquinas.”

REDUÇÃO DE CUSTOS
Para Bellini, a manutenção preditiva e preventiva e a minirreforma permitem que se tenha disponibilidade linear ao longo da safra, com baixo custo de manutenção. “O objetivo desta metodologia de reformar ao longo da safra é linearizar a disponibilidade. Na prática, temos conseguido isso com sucesso. Paralelamente, se tem uma redução de custos importante, porque se maximiza a vida das peças, dando maior sobrevida aos componentes.”

Ele lembra que a manutenção de qualidade é fundamental para que se tenha disponibilidade do equipamento. “Uma máquina de um milhão de reais que não trabalha fatalmente vai aumentar o custo da empresa. Por isso, as usinas reconhecem a importância de se ter uma manutenção bem feita e fazem suas acrobacias para terem recursos para esta finalidade. O momento é de adotar novas tecnologias e buscar a redução de custos de qualquer forma. Isso nunca foi tão importante.”

A manutenção automotiva nas usinas e outras estratégias para a redução de custos serão debatidas no Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar. O evento é promovido pelo Grupo IDEA, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Em paralelo ao Seminário acontece a 6ª Mostra de Máquinas e Equipamentos Agrícolas.

Veja a programação completa do 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar no site do Grupo IDEA: www.ideaonline.com.br.

Serviço:
17º Seminário de mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 25 a 26 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br/evento-sobre/17-seminario-de-mecanizacao-e-producao-de-cana-de-acucar


Fonte: Assessoria de Comunicação Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3