Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Mesmo com pouca chuva, nível dos reservatórios de SP volta a ter alta | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Mesmo com pouca chuva, nível dos reservatórios de SP volta a ter alta



Os reservatórios de São Paulo voltaram a apresentar melhora nesta quarta-feira (18). De acordo com dados da Sabesp, o Cantareira opera agora com 15,6% após subir 0,3 ponto percentual em relação ao dia anterior.

Desde terça-feira (17), a empresa de saneamento começou a disponibilizar uma nova base de cálculo do nível do Cantareira.

A companhia passa a divulgar o percentual que considera o nível atual pelo volume total autorizado pela ANA (Agência Nacional de Águas) e o DAEE (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica). No novo índice, que considera as duas primeiras cotas do volume morto, o sistema está atualmente com 12% de sua capacidade total.

Até agora, choveu 157,6 mm nas represas do sistema, quando a média histórica para o mês é de 178 mm.

O Cantareira abastece 5,6 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista -eram cerca de 9 milhões antes da crise. Essa diferença passou a ser atendida por outros sistemas.

Conforme a Folha mostrou, ao atingir 14% já é praticamente descartada a possibilidade de rodízio de água neste ano.

Outros reservatórios

De acordo com a Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê opera com 22,2% de sua capacidade, registrando alta de 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior.

O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto, que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

O nível da represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, chegou a 77,4%. Na terça-feira, o índice era de 76,8%.


Fonte: Folha de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3