Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Falência de usinas compromete economia de cidades alagoanas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Falência de usinas compromete economia de cidades alagoanas

Crise provocou demissão de pessoas no comércio de União dos Palmares.
Êxodo começa a esvaziar cidades e comunidades rurais.
A falência de um grupo sucrooalcooleiro que mantinha três usinas em Alagoas comprometeu a economia de cidades do estado. Em União dos Palmares, município da Zona da Mata Norte de Alagoas, que possui 65 mil habitantes, 20% da economia da cidade era derivava do setor sucrooalcooleiro. Sem esses rendimentos, o comércio já demitiu quase duas mil pessoas. Com isso, muitas famílias estão indo embora da região.
Nos últimos três anos, três unidades industriais fecharam as portas, deixando muitos habitantes desempregados.
A agente de Desenvolvimento Local, Neide Mitomari, comenta que o desemprego tem estimulado muitas pessoas a deixar a região.
“Tem ocorrido muito êxodo de comerciantes e de famílias saindo do município para outros estados para tentar sobreviver”, diz Neide.
Em uma vila na zona rural da cidade, onde viviam 70 famílias, atualmente residem apenas 12. A escola que havia no local está abandonada por falta de alunos. Uma das moradoras que ainda vive no local, a agricultora Maria José, comenta que os antigos habitantes da vila eram cortadores de cana e com a falência da usina muitos foram para outros estados tentar uma vida melhor.
“Muita gente está passando necessidade. A nossa família só vive aqui ainda porque temos um filho no Espírito Santo que manda dinheiro para a gente, mas se não fosse isso, estaríamos passando fome também”, diz a agricultora


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3