Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Moagem da cana é antecipada em SP | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Moagem da cana é antecipada em SP

Mercado de açúcar pouco atraente incentiva produção de etanol.

Expectativa é que aumento da mistura do etanol na gasolina beneficie setor.

Uma fazenda em Restinga, no nordeste de São Paulo, tem 360 hectares de plantação de cana. O desenvolvimento não está como o agricultor esperava. “A parte produtiva, que é o que nos interessa, está muito abaixo da média anual. Ela deveria estar no mínimo, com o dobro de gomo e gomos maiores do que está”, diz Marcelo Ravagnani, agricultor. A esperança agora é que as chuvas deste ano recuperem parte das perdas.

No ano passado, as colheitas nas regiões, central e sul do Brasil chegaram a 570 milhões de toneladas de cana, queda de quase 5% em relação à safra de 2013. Isso afetou ainda mais a situação das usinas que já vivem uma crise que já dura mais de cinco anos.

Na região centro-sul do país, pelo menos 50 usinas fecharam as portas, mas tem unidade que já começou a safra. A expectativa é que o aumento da mistura do etanol na gasolina, a partir de 16 de março, possa melhorar a situação.

A primeira usina a entrar em operação nesta safra, na região de Ribeirão Preto, estima moer 3,9 milhões de toneladas de cana, 5% a menos que no ano passado.

A antecipação em quase um mês faz parte de uma estratégia “Nós deixamos um pouco de cana do ano passado para este ano e estamos iniciando com esta cana neste mês de março”, diz Bernardo Biagi, presidente da empresa.

As usinas brasileiras devem reduzir o volume de açúcar produzido para atender a demanda de etanol. “Essa adição de 25 para 27% do álcool à gasolina, é uma medida muito bem-vinda para o nosso setor. E hoje, como o preço do açúcar no mercado internacional está muito ruim, muito baixo, nós vamos direcionar um pouco mais de cana para a produção de etanol”, declara Biagi.

A maioria das usinas do Centro-Sul só começa a colheita da cana no mês que vem


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3