Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Novo leilão do pré-sal em 2015 está 'fora da pauta', diz ANP | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Novo leilão do pré-sal em 2015 está 'fora da pauta', diz ANP

Magda Chambriard afirma que não há previsão de leilão neste ano. Leilão de áreas no pós-sal deve acontecer no segundo semestre.

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quarta-feira (11) que não há previsão de um novo leilão de áreas para exploração de óleo no pré-sal em 2015.

“Não temos [previsão de leilão em 2015]. Neste ano o pré-sal não está na pauta”, disse Chambriard, que participa nesta quarta de uma audiência pública na Câmara, em Brasília, para debater os impactos do cancelamento, pela Petrobras, da construção de duas refinarias no Nordeste do país.

O último leilão para exploração de petróleo no pré-sal foi o da área de Libra, em outubro de 2013. O consórcio formado pela Petrobras, Shell, Total, CNPC e CNOOC, único a apresentar proposta, arrematou a área com a proposta mínima prevista no edital, que era de repassar à União 41,65% do excedente em óleo extraído do campo.

Libra também marcou o início dos leilões de áreas de petróleo sob o regime de partilha, que é aquele em que parte do petróleo extraído fica com a União.

13ª rodada
Antes de participar da audiência pública, a diretora-geral da ANP se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Na semana passada, Braga informou que a 13º rodada de leilão de áreas para exploração de petróleo e gás em terra e mar (camada pós-sal), antes prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2015, agora deve ser realizada no segundo semestre.

O adiamento do leilão ocorre em meio à crise provocada pelas denúncias de corrupção na Petrobras. As suspeitas também atingem grandes empreiteiras do país, que teriam pago propina para firmar contratos com a estatal. Questionada, Chambriard disse que ainda não estão definidas quais áreas serão oferecidas na 13ª rodada.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3