Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Governadores criticam política de Dilma para etanol e açúcar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Governadores criticam política de Dilma para etanol e açúcar

Por Carla Guimarães

Governadores de cinco dos sete maiores Estados produtores de etanol e açúcar se reuniram nesta quinta-feira (5), em Goiânia, para cobrar do governo Dilma Rousseff políticas mais "seguras" para o setor sucroenergético.

Na reunião, os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo apontaram as dificuldades do setor e criticaram as "medidas e anúncios improvisados" da União.

"Num momento em que o etanol brasileiro se firmava como fonte importante de energia renovável no mundo, tivemos uma redução drástica das políticas de apoio por parte da União", disse Marconi Perillo (PSDB-GO).

Segundo ele, o setor "acabou ficando para trás por causa de uma priorização ao pré-sal". O governador de Mato Grosso (PDT) admitiu que o encontro, que reuniu quatro governadores tucanos e um do PDT, também discutiu a crise política. Também convidado, Fernando Pimentel (PT), de Minas, não compareceu.

Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) acrescentou que o setor está sob "uma extrema dificuldade por uma política equivocada".

Os cinco assinaram uma carta endereçada a Dilma em que pedem, por exemplo, o aumento do porcentual de etanol misturado à gasolina para 30%. Nesta semana, o governo federal anunciou que o índice subirá de 25% para 27% a partir do dia 16.

Os governadores pedem ainda a renegociação da dívida do setor.

O tucano Beto Richa, do Paraná, disse que os produtores precisam de "políticas que tragam segurança ao setor produtivo, e não medidas e anúncios improvisados".

Geraldo Alckmin (PSDB-SP) disse que, "num momento de dificuldade de produção de energia, energia cara", é importante gerar bioenergia com um custo menor de transmissão e com menor perda.

Segundo os governadores, a carta com as reivindicações será entregue à presidente e a alguns ministros.


Fonte: Folha de S. Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3