Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Mistura do etanol na gasolina deve subir em fevereiro | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Mistura do etanol na gasolina deve subir em fevereiro

O governo federal planeja elevar a participação do etanol anidro na mistura da gasolina de 25% para 27,5% em fevereiro, após o encerramento da safra e diante da certeza de que o volume produzido será suficiente para atender à demanda do mercado, que deve aumentar em um bilhão de litros no próximo ano com a medida. O pleito é dos próprios usineiros, que esperam com essa demanda assegurada estimular uma retomada mais firme do setor, que passa por grave crise.

Com a medida, o governo reduzirá a necessidade de importação de gasolina, mas o impacto financeiro para os consumidores e para a Petrobras não será tão expressivo, porque o preço do barril do petróleo no mercado internacional está em queda.
A possibilidade de injetar mais etanol na gasolina foi aprovada no Congresso neste ano, mas o governo ainda condicionava o aumento de 2,5 pontos percentuais a testes de impacto na potência dos carros movidos exclusivamente a gasolina, na durabilidade das peças, na dirigibilidade e no resultado das emissões de veículos.

MONTADORES AINDA FAZEM TESTES
Na semana passada, houve uma reunião entre governo, produtores de veículos e indústria sucroalcooleira na Casa Civil, para tratar dos avanços sobre o tema. Os testes estão praticamente concluídos e são favoráveis à medida. No caso das emissões, existe, de fato, um aumento de óxidos de nitrogênio (Nox) entre 0,3% e 0,5% na Região Metropolitana de São Paulo com a nova mistura. Mas o percentual é considerado de pouca relevância.

As montadoras, representadas pela Anfavea, ainda estão promovendo os testes sobre a resistência das autopeças a longo prazo e devem encerrá-los em fevereiro. Há uma preocupação do setor quanto às garantias oferecidas por algumas montadoras estrangeiras, que costumam ser mais longas. Segundo uma fonte do governo, porém, mesmo que exista uma posição contrária da Anfavea, se o governo achar viável, a mudança será anunciada.

— Antes disso não tem a menor chance de acontecer, porque temos que encerrar a safra, verificar qual o tamanho do estoque — disse a fonte.

O aumento do percentual de etanol na gasolina é de grande interesse ao setor sucroalcooleiro. A presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elisabeth Farina, assegura que os estoques da safra deste ano serão suficientes para atender à demanda em 2015 e pede que a decisão seja tomada logo.

O setor sucroalcooleiro também vê na possibilidade de retomada da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) uma possibilidade de aumento de competitividade do etanol hidratado, vendido nas bombas, em relação à gasolina. A nova equipe econômica estuda a retomada do tributo, que está com alíquota zero há anos.


Fonte: O Globo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3