Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Tempo seco e queimadas prejudicam produtores e a recuperação do solo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Tempo seco e queimadas prejudicam produtores e a recuperação do solo

O tempo seco favorece as queimadas e representa prejuízo para o meio ambiente e para os agricultores, que precisam gastar mais para tentar recuperar o solo que pegou fogo.

Mato Grosso foi o estado que mais teve focos de incêndio no país. De janeiro a setembro, foram 21.258 focos registrados.

Há menos de dois meses, uma fazenda em Itaúba foi atingida por um incêndio. Foram 15 dias para controlar as chamas e 2 mil hectares queimados. A reserva dentro da propriedade também foi atingida e a cobertura do solo foi totalmente prejudicada.

Segundo Joel Rodrigues, administrador da fazenda, o fogo deve atrapalhar a produtividade porque nutrientes importantes como nitrogênio, fósforo e potássio se perdem com a queima do solo.

Silvio Spera é agrônomo e pesquisador da Embrapa e em casos como esses, orienta que o produtor plante novamente na área queimada, mas é preciso fazer algumas correções. "Se for pensar em maior produtividade, tem que fazer uma reposição um pouco acima, pelo menos, 50% a mais de fertilizantes deve ser aplicado", diz.


Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3