Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Indústrias de AL antecipam colheita e moagem da safra da cana de açúcar | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Indústrias de AL antecipam colheita e moagem da safra da cana de açúcar

Setor sucroalcooleiro estima empregar mais de 60 mil na safra 2014-2015.Expectativa do setor é que a produção supere em 10% a safra de 2013.

Duas usinas do Litoral Norte de Alagoas anteciparam a colheita e a moagem da cana de açúcar. Com isso, quase três mil postos de trabalhos foram reativados, empregando trabalhadores do campo que atuam, em sua maioria, no corte da cana.

A colheita segue em ritmo acelerado. É o que demonstra a quantidade de caminhões que saem carregados das lavouras e as filas que se formam no setor de descarregamento nas usinas Santo Antônio e Camaragibe.

De acordo com a superintendente industrial de uma das usinas, Renata Maranhão, o aumento de chuvas nos últimos meses ajudou no crescimento da produção. “O rendimento industrial espera que a produção seja 10% maior que no ano passado. Com isso, há uma redução do custo de produção, algo que é favorável para a empresa”, diz.

Segundo a direção das usinas, está sendo movimentado nesta safra mais de R$ 3 milhões por mês com salários. Embora os cortadores estejam entre os que recebem valores menores, a renda deles depende muito da produtividade diária de cada um.

É a garantia de comida na mesa e dias melhores para as famílias que ainda enfrentam os efeitos da seca e do desemprego no campo. Luís e Janiel Santos, pai e filho, vieram de Águas Belas, município do interior de Pernambuco. “Com trabalho garantido, é sinal de salário no fim do mês. 'Troco' para levar para casa e ajudar a família”, relata Luís Santos.

O setor ainda sente os efeitos da crise deixada pela seca que durou três anos e foi considerada a pior em cinco décadas. Agora, as usinas esperam pelo menos reestabelecer a produção e recuperar parte dos prejuízos financeiros. Este ano, a usina Santo Antônio tem a expectativa de produzir quatro milhões de sacas de açúcar e 65 milhões de litros de álcool.

Emprego e renda
O conselheiro do Sindaçúcar, José Carlos Maranhão, evidencia que a distribuição regular das chuvas garantiu a boa safra e a geração de empregos em Alagoas. “Este ano, estima-se que 60 mil postos de trabalhos sejam gerados. Com uma produção melhor, é sinal de mais cana para colher, e mais trabalho e renda para todo mundo”, completa.

As outras 17 usinas em operação no estado devem começar a produção de açúcar e álcool até o final do mês de setembro.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3