Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Atenção: ano seco aumenta a infestação da broca-da-cana | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Atenção: ano seco aumenta a infestação da broca-da-cana

Atenção: ano seco aumenta a infestação da broca-da-cana

A Diatraea saccharalis (broca) ainda mantém o título de pior praga dos canaviais. É a praga que tem se mostrado mais maléfica, causando danos diretos e indiretos para a cultura e consequentemente na qualidade e quantidade dos produtos finais da cana-de-açúcar. Suas lagartas causam inúmeros prejuízos à plantação. Elas abrem galerias, ocasionando perdas de peso da cana e morte das gemas. Isso influência negativamente na germinação. Em canaviais recém-plantados, esses organismos ocasionam o secamento dos ponteiros, o que é conhecido como coração morto.

Os prejuízos indiretos causados pela praga também são consideráveis. Por meio dos orifícios abertos pelas lagartas, penetram fungos causadores da podridão vermelha do colmo. Esses seres invertem a sacarose, diminuindo a pureza do caldo e dando menor rendimento de açúcar e álcool. Além disso, influenciam na coloração do açúcar, que é um fator importante no controle de qualidade do produto.

A lavoura de cana com 1% dos colmos atacados pela broca-da-cana, pode causar a perda de 35 quilos de açúcar/ha e 30 litros de álcool/ha. Dependendo da intensidade de ataque, a praga pode vir a inviabilizar o plantio, trazendo danos irreversíveis.

O déficit hídrico reduz a incidência de pragas como o Sphenophorus e Migdolus, por outro lado, dificulta o manejo da broca-da-cana. O baixo índice pluviométrico registrado neste ano, coloca o setor em alerta em relação à maior incidência de broca, por isso, esse tema será debatido no INSECTHSOW – 10º Seminário sobre Controle de Pragas da Cana – realizado pelo grupo IDEA nos dias 23 e 24 de julho em Ribeirão Preto, SP. Simultaneamente ao seminário, acontece o 3º Encontro sobre Controle de Doenças da Cana-de-Açúcar.

Informações e inscrições pelo site: www.ideaonline.com.br



Fonte: Cana Online

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3