Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Rabobank vê tendência de baixa em preço internacional de fertilizante | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Rabobank vê tendência de baixa em preço internacional de fertilizante

Os preços internacionais de fertilizantes mostram tendência de baixa no próximo trimestre, conforme expectativa do Rabobank. O término do pico de compra de fertilizantes pelos produtores norte-americanos, após o plantio da safra 2014/15, impõe um tom negativo ao mercado, informa o banco em seu relatório trimestral sonre o setor.

Além disso, a China deve elevar a oferta global de nitrogênio e fosfatados, aumentando ainda mais a pressão sobre as cotações internacionais de ureia, fosfato monoamônico (MAP) e fosfato diamônio (DAP). Em contrapartida, para os produtos nitrogenados, 'o agravamento da situação da Ucrânia poderia reduzir a oferta global e amenizar a tendência baixista nos preços da ureia'.

Com relação ao potássio, a tendência é de estabilidade nos preços nos próximos meses, após intensa queda. O controle dos estoques pela indústria internacional e a firme demanda brasileira podem promover algum suporte aos preços. No entanto, pondera o banco, 'as cadeias globais permanecem relativamente abastecidas e isso deve impedir qualquer retomada firme das cotações internacionais no curto prazo'.
Brasil

O Rabobank informa que a forte demanda por fertilizantes no início de 2014 sinaliza 'o nível de confiança do produtor brasileiro em relação à próxima safra 2014/15', cujo plantio de inicia em setembro. Entre janeiro e abril, as compras alcançaram cerca de 7,8 milhões de toneladas, aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

As importações também cresceram no período, aumentando 27% em comparação com 2013. Como resultado, os estoques de fertilizantes no Brasil permanecem relativamente elevados. Segundo o banco, esse fato, aliado à queda nos preços internacionais de fertilizantes, pode promover um bom momento para a compra de adubo pelo produtor brasileiro nos próximos meses. 'Entretanto, caso as previsões de alta do dólar se confirmem, esse efeito pode ser anulado', conclui o banco


Fonte: Agência Estado

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3