Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Setor precisa de mais investimentos para ampliar e solidificar conquistas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Setor precisa de mais investimentos para ampliar e solidificar conquistas

Em entrevista exclusiva ao Jornal Cana a nova presidente da Unica - União da indústria de Cana-de-Açúcar, Elizabeth Farina, afirmou que o setor precisa fazer mais investimentos para ampliar e solidificar as conquistas alcançadas nos anos anteriores. Primeira mulher a dirigir a maior entidade do setor. Farina tomou posse em 30 de novembro de 2012. "Minha postura será de preservar o caráter que a Unica tem, de ser um lugar aberto, acessível e transparente disse, em discurso aos jornalistas - na sede da entidade. Confira a entrevista completa:

Jornal Cana - Quais são as suas metas à frente da entidade?

Elizabeth Farina - A prioridade é fortalecer o mercado interno. Quero, também, construir uma relação de confiança com o governo, empresários, fornecedores e consumidores principalmente. No mercado internacional, será preciso preservar o que a gente ganhou e conseguir avançar ainda mais. Esse, é um espaço importante. O agronegócio brasileiro é o responsável pelo sucesso da balança comercial, sobretudo o setor de açúcar e álcool. Nós temos de fazer investimentos para dar amplitude e solidificar às conquistas já alcançadas nos anos anteriores.

Como a senhora vê as perspectivas do setor sucroenergético para os próximos cinco anos?

São excelentes. Há perspectivas de crescimento de demanda no País, embora mais lenta do que desejaríamos. A frota de veículos também tem crescido, o que pode ser um problema em certas circunstâncias, mas, do ponto de vista de quem trabalha o combustível, isso é positivo. Nós oferecemos um combustível renovável ambientalmente melhor, e que preserva a saúde das pessoas no setor urbano. O que temos de cuidar são as regras do jogo estabelecidas pelo governo ou mesmo nas relações internacionais, que alavanquem os negócios do setor.

Segundo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, assim que atingir preços atrativos, o etanol deve voltar a ser mais procurado. Como viabilizar esse desejo na prática?

Se a presidente da Petrobras precisar de ajuda, estamos a disposição. Eu concordo com ela. O etanol não saiu do mercado, mas perdeu um espaço que ele já linha conquistado anteriormente. É muito difícil obter ganhos de eficiência que compensem. É muito importante o preço da gasolina para a competitividade do etanol. Como esses preços não estão refletindo na dinâmica de valor do petróleo e da gasolina, você atrai um risco, este muito além daquele típico do mercado que o empresário tem de enfrentar. Em suma, precisamos repor o etanol para o nível de investimento.

A Unica projetou uma expectativa sobre a porcentagem de carros flex para 2020. Durante 2013, será posssível superar a tormenta do mercado, esperando um fim da tempestade?

A produtividade já começou a responder porque há investimentos nessa direção. É bom lembrar que o investimento é feito em num prazo superior a um ano. O ambiente institucional, as regras do jogo, a regulação e o respeito a contratos direcionam e impulsionam os investimentos. Por isso, o empresário nunca olha 2013 e, sim, 2020, 2030 porque a capacidade produtiva e o retorno do investimento superam o período de doze meses. Entendo que 2013 pode ser um ano importante de transição na direção correta, mas precisamos olhar atentamente o mercado. Veja bem: 80% da frota de carros são ligados ao estoque flex. Não basta pensar só no fluxo, mas também no estoque e isso tem um impacto importante na dinâmica de abastecimento.

A publicidade desencadeada sobre o uso do etanol apresentou resultados?

Tivemos um bom resultado com a ação. Há uma curiosidade. Em novembro, um mês que normalmente se espera que caia o consumo do combustível, houve, de fato uma queda na gasolina e não no etanol, o que traduz as resultados obtidos da propaganda implementada.

Qual será a política da Unica em relação ao mercado externo?

Há grande espaço no mercado internacional que precisa ser preservado e ampliado. Na verdade, a Unica fez um grande investimento junto ao setor no sentido de ampliar as oportunidades de venda de etanol nos Estados Unidos. O produto brasileiro é excepcional - e isso ninguém tem dúvidas. Evidentemente, existem combustíveis nos Estados Unidos que são nossos competidores e exibem um belo orçamento para brigar no Congresso e conquistar o consumidor. Então, nós temos de fazer a mesma coisa.

A entidade parece concentrar esforços em políticas sociais também.

Evidentemente. Se você já visitou usinas em determinados municípios é possível perceber que a Unica é o grande motor ali, impulsionando a criação de empregos e de renda para a população local. Nessa nova dinâmica urbana, vários desdobramentos precisam ser acompanhados. Vou citar um exemplo. O projeto "RenovAção" é espetacular e sou orgulhosa dele. E não só porque o projeto oferece melhores oportunidades para milhares de trabalhadores rurais, e sim pela mudança de patamar tecnológica que ele proporciona. É um processo a ser efetivado ao longo dos anos.

Hoje, o governo defende a requalificação de trabalhadores e pequenos empresários rurais como fator básico para elevar a produtividade.

Veja uma coisa. Quando falamos em ganho de produtividade, devemos levar em consideração o avanço tecnológico.
Naturalmente, com isso, no campo, haverá menos máquinas, menos pessoas e menos serras, enfim. Então, às vezes, a produtividade gera impactos negativos para uma parcela da população. Nesse caso, eu entendo que o RenovAção é uma antecipação ao progresso. E como você requalifica as pessoas? Trata-se de um investimento idealizado de forma coletiva e privada. Repito: eu tenho muito orgulho desse programa.



Fonte: Jornal Cana/ Unica

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3