Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
COM A COLHEITA MECANIZADA DA CANA-DE-AÇÚCAR, A PRODUÇÃO E A LOGÍSTICA PASSARAM A CAMINHAR JUNTAS E SÃO INDISSOCIÁVEIS | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

COM A COLHEITA MECANIZADA DA CANA-DE-AÇÚCAR, A PRODUÇÃO E A LOGÍSTICA PASSARAM A CAMINHAR JUNTAS E SÃO INDISSOCIÁVEIS

Reduzir custos desse processo tornou-se fundamental, uma das saídas é ter uma visão integrada da produção canavieira

As atividades logísticas possuem efeito relevante no sistema de produção da cana-de-açúcar e tornaram-se um fator essencial na busca constante da redução de custos. “Com o advento da colheita mecanizada, a produção e a logística passaram a caminhar juntas e são indissociáveis, pois, se o produtor ou a usina não se atentarem para a logística, o custo explode”, afirma João Carlos Abdo, engenheiro agrônomo especialista em gestão, planejamento e logística e um dos criadores do Dr. Cana, um plano de saúde do canavial voltado a dar suporte aos gestores canavieiros com foco em eficiência e redução de custo.



De acordo com Abdo, cada frente de trabalho exige um capex (despesas de capital ou investimento em bens de capital) de aproximadamente R$ 10 milhões. “Se não tiver otimização da logística, mesmo tendo resultados agronômicos consideráveis, o custo desembolsável será astronômico e os ganhos de produtividade serão perdidos”, exalta o profissional, que terá sob sua gestão no Dr. Cana a adequação do sistema de colheita mecanizada e do transporte de cana, bem como a avaliação dos custos agrícolas e dos serviços integrantes da plataforma Gestão, Planejamento, Orçamento e Custos.

O campo também passou a demandar a validação, capacitação e estratégias para a gestão de arrendamentos, parcerias e fornecedores. “Este módulo é bastante abrangente, visto que muitas empresas e proprietários rurais têm terras arrendadas e necessitam de uma orientação neste sentido”, observa Abdo, ressaltando que, além da avaliação do contrato, é feita a capacitação do funcionário da empresa, indicando a melhor maneira de fazer a abordagem da expansão ou da renovação de contrato junto ao arrendatário, oferecendo, ainda, noções básicas de tributação, entre outros dados relevantes. “Nós temos uma ferramenta via satélite que possibilita mapear a área útil de plantio viável, podendo simular o valor a ser pago, bem como o custo-benefício, considerando as variáveis, tal como a distância do arrendamento, dando, assim, uma visão técnica e econômica de todo o processo”, elucida.

Para Abdo, o setor sucroenergético atravessa um período de intensa transformação, necessitando de apoio para visualizar as demandas de todas as áreas de uma maneira sistêmica. “Ainda temos um caminho longo a percorrer no que se refere à gestão da qualidade e, neste sentido, o Dr. Cana vem contribuir para agilizar este processo, pois a nossa missão é oferecer uma visão integrada da produção canavieira, com profissionais gabaritados. Ao se trabalhar o tripé gestão, capacitação e tecnologia com um time especializado, como os profissionais do Dr. Cana, que levam na bagagem experiências da área de produção de cana-de-açúcar, como por exemplo, manejo varietal, entomologia, tratos culturais, conservação e sistematização de solos, entre outros, ampliasse a chance de se obter maior eficiência e redução de custo, resultando em uma produção mais rentável. Por isso, não tenho dúvida de que o projeto dará suporte para que o setor sucroenergético retome seu desenvolvimento”, salienta.

“O Dr. Cana é composto por um grupo de especialistas que tem uma folha de serviços prestados ao setor e que se uniu de uma forma estruturada para dar consultoria integrada na área agrícola”, diz Abdo, reforçando que o conceito é semelhante a um plano de saúde, em que a empresa contrata um número de créditos e os utiliza dentro de 12 meses em diferentes áreas. Embora o plano tenha sido desenvolvido tanto para usinas quanto para fornecedores, possui um foco específico no produtor. “É um cliente com importante papel na cadeia de produção, mas com dificuldades para obter tecnologia.”

Dr. Cana

O Dr. Cana conta com 16 especialistas no setor sucroenergético, disponibiliza 164 módulos de serviços, cobrindo todas as etapas do processo produtivo da cana, sendo que cada módulo tem uma quantidade de créditos. Com duas opções de plano, oferece um custo-benefício exclusivo aos seus associados: o plano Gold dá direito a cinco créditos por mês para serem trocados por serviços em consultoria para produção de cana-de-açúcar. Já o Master oferece oito créditos mensais.

Saiba mais: https://www.drcana.com.br/


Fonte: Assessoria

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3