Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Cana: ataque de pragas cresceu neste ano | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Cana: ataque de pragas cresceu neste ano

nfestações nos canaviais do Centro-Sul do Brasil se acentuou na safra 2016/17, aponta Orplana
O presidente da Organização de Plantadores de Cana do Centro-Sul do Brasil (Orplana), Manoel Ortolan, afirmou nesta terça-feira, 18, que o ataque de pragas em canaviais da região se acentuou neste ano, o que contribuiu para a perda de produtividade das plantações. Conforme ele, o bicudo da cana-de-açúcar, a broca e a cigarrinha figuram como as principais pragas que atacaram as lavouras na atual temporada 2016/17. “Sem investimentos, sem renovação, a infestação de pragas se acentuou”, disse nos bastidores do segundo e último dia da 16ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo.
Dados publicados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar na sexta-feira passada, 14 de outubro, mostraram que o rendimento agrícola no Centro-Sul apresentou quebra neste ano, variando de redução de 2% em Minas Gerais a mais de 15% em Goiás. Além das pragas, adversidades climáticas, com episódios de seca e geadas também prejudicaram a qualidade das plantações.
Na avaliação de Ortolan, esse “conjunto de problemas” tende a fazer com que a próxima safra de cana 2017/18 no Centro-Sul, cujo início oficial é em abril do próximo ano, seja ainda menor que a atual, cujas estimativas giram em torno de 600 milhões de toneladas. Além disso, dada a menor disponibilidade de matéria-prima, “pouca gente vai começar a colher” mais cedo, avaliou.



Fonte: Estadão Conteúdo - retirado do Portal DBO

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3