Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
UNICA é reeleita para o conselho estadual de recursos hídricos | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

UNICA é reeleita para o conselho estadual de recursos hídricos

Por mais um biênio, a agroindústria paulista escolheu a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) como representante titular no Conselho de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CRH-SP), colegiado que integra órgãos públicos, ONGs e setor produtivo no intuito de assegurar a correta gestão da água, em quantidade e qualidade, no Estado. A vaga de suplente caberá à Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (ABAG-RP).
O consultor Ambiental e de Recursos Hídricos da UNICA, André Elia Neto, que exercerá a representação da entidade no CRH-SP, marcou presença na cerimônia de posse presidida pelo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, que ocorreu na primeira quinzena de maio (04/05). “Nos próximos dois anos, a UNICA continuará o seu trabalho de buscar soluções para questões importantes ligadas ao gerenciamento da água pelo agronegócio, cuja contribuição do segmento sucroenergético é notória em São Paulo”, avalia Elia Neto.
O CRH-SP foi criado em 1987 e é composto por 33 conselheiros, sendo 11 membros de cada segmento (estado, município e sociedade civil). Dentre suas competências, destacam-se: funções normativas e deliberativas relativas à Política Estadual de Recursos Hídricos; aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos; enquadramento dos corpos d’água em classes de uso preponderante; gerenciamento de possíveis conflitos entre os Comitês de Bacias; e estabelecer limites condicionantes para fixação dos valores para cobrança pela utilização dos recursos hídricos.
Além da representação no CRH-SP, a UNICA e os Sindicatos paulistas do Açúcar e do Álcool (SIAESP e SIFAESP, respectivamente) também integram 14 Comitês de Bacias Hidrográficas Estaduais. “É fundamental a participação do setor canavieiro nestes Comitês. As associadas da UNICA contam com um canal de diálogo importante para a discussão de problemas e soluções de gestão hídrica nos âmbitos de suas Bacias, bem como o alinhamento com os demais usuários de água”, afirma André Elia.
Cobrança
Desde 1991, o Estado de SP possui uma legislação específica para incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos. Dentre outros instrumentos de gerenciamento, foi criada uma medida que prevê o pagamento pelo seu uso por parte dos usuários. Efetivamente, esta cobrança iniciou-se em 2005 nos Comitês de Bacias Hidrográficas do Piracicaba e do Paraíba do Sul. Em 2017, praticamente todos os 22 Comitês paulistas já estarão instrumentalizados para tal. De acordo com o especialista da UNICA, mesmo com a prática de utilização racional da água, as usinas de SP deverão ainda dispender cerca de R$ 20 milhões ao ano pelo uso do recurso.
De acordo com o consultor da UNICA, apesar da grande exigência do recurso hídrico no processo industrial sucroenergético, em torno de 22 metros cúbicos por tonelada de cana processada, o setor vem diminuindo cada vez mais a sua captação direta nos mananciais. “As usinas captam atualmente em torno de 1,0 metro cúbico por tonelada de cana, mostrando um alto índice de reuso praticado pelo setor. Aproximadamente 95% da água utilizada nas usinas é de reuso”.


Fonte: UNICA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3