Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Operação Corta-Fogo supera meta de redução de focos e incêndios | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Operação Corta-Fogo supera meta de redução de focos e incêndios

Ações preventivas são a melhor forma de evitar os acidentes ambientais. Prova marcante, são os números da Operação Corta-Fogo de 2015, apresentados nesta segunda-feira, 23 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes. Os dados indicam uma redução de aproximadamente 60% dos focos de queimadas e incêndios, do ano de 2014 para 2015, ou seja, de 4.717 para 1.918 focos. A meta era uma redução de 50%, tendo como base o ano de 2005, que foi superada graças às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
O balanço da operação foi apresentado pelo coordenador de Fiscalização Ambiental Sérgio Marçon. Ele explicou que um dos trabalhos preventivos da Operação Corta-Fogo é a campanha contra queimadas, realizada em parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) e empresas concessionárias de rodovias estaduais. Iniciada em 2013, a campanha faz a divulgação de informações preventivas nos painéis de mensagens variáveis, a distribuição de materiais informativos nas praças de pedágios e a fixação de faixas em locais estratégicos, ao longo das estradas. A Operação Corta-Fogo 2015 ganhou o reforço de mais três concessionárias de rodovias – a CCR/Nova Dutra, a Auto Pista Régis Bitencourt e a Auto Pista Fernão Dias – que se juntam a outras 20 empresas do setor.
O ano de 2015 também marca o início de uma estratégia de aprimoramento da Operação Corta-Fogo, sobretudo em áreas protegidas. Trata-se dos “Planos de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais das Unidades de Conservação”. Para consolidação dos planos, foram realizadas três oficinas com representantes da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), da SMA, que responde pelo Comitê Executivo da Operação Corta-Fogo, integrado pelo Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF), Instituto de Botânica (IBt) e Corpo de Bombeiros. A área queimada em UCs diminuiu 22%, de 2.233, em 2014, para 1.731 até 31 de outubro desse ano.
Outra ação de destaque foram as Oficinas Regionais para Redução de Riscos – Estiagem 2015, com treinamento de brigadistas municipais, organizadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), em parceria com o Corpo de Bombeiros. As oficinas têm o apoio de instituições que integram a operação, como Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a SMA. No total, foram capacitadas 2.752 pessoas em 475 brigadas municipais.
O curso tem a duração de dois dias, sendo o segundo destinado exclusivamente a um treinamento prático ministrado pelos bombeiros. O objetivo é ampliar o número de brigadas municipais de combate ao fogo em vegetação pelo estado.
No que diz respeito às autorizações de queima da palha da cana-de-açúcar, a quantidade de autorizações caiu de 41.436, em 2014, para 26.201, em 2015. Em hectares, os números são de 257.522 ha para 157.985 ha.
Em relação às ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, houve redução de 32% do número de ocorrências, de 24.253 para 16.394, e de 46% de área queimada, de 43.776,83 ha em 2014 para 23.785,94 ha em 2015.
Por último, vale ressaltar o uso de aeronaves nas ações de combate a incêndios em coberturas vegetais da Operação Corta-Fogo 2015. A Defesa Civil, em parceria com a SMA e o Corpo de Bombeiros, contratou empresas especializadas no combate aéreo. Regiões com maior incidência de ocorrências, como os municípios de Araçatuba, de Piracicaba, de Jundiaí, de São José do Rio Preto, de Ribeirão Preto, de Campinas e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), estão entre as áreas que receberão atendimento aéreo. Nesse caso, foram registradas cinco ocorrências em Ribeirão Preto e duas em São José do Rio Preto.
Os bons resultados desse ano já inspiraram as ações para 2016. “Vamos fazer campanha unificada de comunicação, utilizando as diferentes mídias dos órgãos parceiros para ampliar o alcance das informações, fortalecer a estratégia de combate aéreo para cobrir todo o estado e reforçar as ações de prevenção e controle de queimadas e incêndios”, explicou Sérgio Marçon.
Operação Verão
Também na ocasião foi lançada a Operação Verão, que terá início em 1º de dezembro, uma ação de gestão de risco com propósito de preservar vidas e reduzir os dados humanos, materiais e ambientais.
Com vigor até o dia 31 de março de 2016, a Operação engloba os Planos Preventivos da Defesa Civil, o PPDC, que reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipal, além da própria comunidade com o objetivo de salvar vidas.
O PPDC conta com nove planos preventivos, que abrangem 175 municípios mais vulneráveis do estado. A fim de otimizar a operação dos PPDCs e o monitoramento dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em parceria com o Cedec/SP e o Exército Brasileiro, instalaram 706 plataformas de coletas de Dados Pluviométricos, conhecidas como pluviômetros automáticos em 222 municípios, que possibilitará a produção de alertas mais precisos sobre os riscos das cidades, beneficiando diretamente a população.
Presentes ao evento, a secretária adjunta do Meio Ambiente Cristina Maria do Azevedo, a Kitty, o coordenador de Fiscalização Ambiental Sérgio Marçon, o coordenador estadual da Defesa Civil Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, o secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes e o vice-governador Márcio França.
“A redução do número de ocorrências, de focos de incêndios e da área queimada deixa cada vez mais claro que a prevenção é importantíssima. E a SMA tem colaborado ativamente com as Operações Corta-Fogo e Verão”, destacou a secretária adjunta.


Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA-SP

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3