Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Setor sucroenergético contará com 16 novas variedades de cana a partir da próxima quarta | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Setor sucroenergético contará com 16 novas variedades de cana a partir da próxima quarta

As variedades RB são as mais cultivadas no Brasil, ocupando cerca de 68% de toda área com cana-de-açúcar no país atualmente. E esta família de materiais deverá continuar tendo posição de destaque no futuro na canavicultura nacional, uma vez que um novo grupo de RBs com alto desempenho será lançado nesta semana, atendendo as principais demandas do setor sucroenergético em termos varietais, como riqueza e produtividade, aptidão à colheita mecanizada, resistência a doenças e tolerância ao déficit hídrico.
Na próxima quarta-feira, dia 25 de novembro, em Ribeirão Preto, o Encontro Nacional da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), irá marcar a liberação de 16 novas variedades de cana-de-açúcar.
Na ocasião, sete das dez universidades federais que constituem a Rede lançarão novos materiais:
• UFAL (Universidade Federal de Alagoas),
• UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco),
• UFV (Universidade Federal de Viçosa),
• UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro),
• UFG (Universidade Federal de Goiás),
• UFSCar (Universidade Federal de São Carlos),
• UFPR (Universidade Federal do Paraná).
A última liberação de variedades da Rede foi em 2010. “Desde então estamos selecionando materiais e trabalhando muito em pesquisa a fim de oferecermos os melhores materiais para o produtor. Ficamos cinco anos de stand by para escolhermos bem as variedades a serem lançadas”, relata o pesquisador Edelclaiton Daros, professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador nacional da RIDESA.
“São variedades que foram escolhidas estrategicamente pelas universidades e que se completam ao longo da safra, nos mais diferentes ambientes”, acrescenta. As variedades RB – sigla que denomina os materiais lançados pela Rede – são as mais cultivadas no país.
O estado de São Paulo – maior produtor nacional – é um exemplo da importância das variedades RB para o país. O censo varietal 2015, feito pela UFSCar a partir de 138 usinas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mostra que as variedades RB ocupam 65% de toda área plantada com cana-de-açúcar nos dois estados.
No Encontro Nacional, a RIDESA UFSCar irá lançar quatro novas variedades de cana. “Fruto de um intenso trabalho de pesquisa que fizemos nos últimos anos”, afirma Hermann Hoffmann, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da RIDESA UFSCar.
PROGRAMAÇÃO
Além da liberação de novas variedades, o Encontro Nacional da RIDESA também marcará a celebração dos 45 anos de surgimento das variedades RB e 25 anos de criação da RIDESA.
E hoje a RIDESA tem muito a celebrar. “Ao analisarmos nossa história de 25 anos de pesquisa, com trabalhos que iniciaram em 1991, começamos com uma participação inferior a 9% da área cultivada no Brasil. Buscamos variedades que contribuíssem para o setor em momentos de dificuldades e também acompanhassem a evolução. Após todo esse período de intensos trabalhos, as variedades RB participam com 68% da área cultivada do país”, relata Daros.
Sob a coordenação do Professor Geraldo Veríssimo, da UFAL, foi elaborada uma publicação comemorativa contando um pouco da história das variedades RB, da RIDESA e dos dez programas de melhoramento que compõem a Rede. Este material será lançado no dia do evento.
O Encontro Nacional da RIDESA será dividido em dois momentos:
- 1º) Comemoração dos 45 anos das variedades RB e 25 anos da RIDESA, com um pequeno relato desta trajetória;
- 2º) Liberação das novas variedades RB, em que cada universidade fará a apresentação de seus materiais.
O evento terá início às 9 horas da manhã, com término previsto para as 13 horas.
COMO PARTICIPAR
As usinas e associações ligadas às universidades que compõem a RIDESA receberão o convite para participar do Encontro Nacional, devendo confirmar presença. São esperadas de 250 a 300 pessoas no evento.
“No evento são esperados profissionais de todo o país ligados à cadeia sucroenergética, especialmente de usinas e fornecedores de cana”, salienta o coordenador nacional da Rede.
LOCAL
O Encontro Nacional da RIDESA acontece no dia 25 de novembro, na cidade de Ribeirão Preto, no Centro de Eventos do Hotel JP - Rodovia Anhanguera - Km 306,5 - fone: (55 - 16) 2101-1400.
MAIS INFORMAÇÕES: www.pmgca.ufscar.br


Fonte: Assessoria de Imprensa

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3