Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Canavieiros de Ribeirão Preto aprendem a alavancar produtividade e renda com técnica de plantio da Secretaria | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Canavieiros de Ribeirão Preto aprendem a alavancar produtividade e renda com técnica de plantio da Secretaria

Produtores de cana da região de Ribeirão Preto receberam nesta quinta-feira, 12, orientações sobre como alavancar sua produtividade utilizando o sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB), desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O secretário Arnaldo Jardim destacou no evento os ganhos trazidos pela nova técnica, lembrando que a inovação resgatará a vocação natural do agricultor de plantar e cultivar.
No 1º Dia de Campo Mais Cana, na Fazenda Santa Maria, no município de Luiz Antônio, técnicos, estudantes, produtores e representantes de empresas parceiras conheceram cada um dos passos da cadeia de produção das MPBs. Em estações de demonstração prática, os grupos tiveram acesso a informações sobre irrigação, adubação, colheita e plantio da inovação desenvolvida pelo IAC.
Um dos principais benefícios da nova técnica, destacado por Arnaldo Jardim, é resgatar no homem do campo sua vocação para o plantio e o cultivo, atualmente padronizados pelas usinas que compram a produção. “É um método que veio para ficar porque garante muitos ganhos para o produtor. E aumentar a produtividade no campo é uma das principais recomendações do governador Geraldo Alckmin para nós da agricultura”, lembrou o secretário.
O titular da agropecuária paulista elencou ainda outros pontos positivos da técnica do Governo Paulista, como o repovoamento que as mudas são capazes de fazer nos canaviais, uniformizando as fileiras de produção e garantindo mais longevidade à plantação, além de melhor qualidade no corte. Com as MPBs, o canavieiro poupa dinheiro em vários elos de sua cadeira produtiva.
Isso porque a inovação diminui drasticamente o uso de material de propagação: em vez das 18 toneladas por hectare, o produtor necessitará apenas de 1,5 tonelada para cultivar a mesma área. É a garantia de mais lucro líquido em cada hectare cultivado e economia de recursos naturais como água e solo. Para garantir que o sistema de MPB dê resultado, técnicos do IAC ensinaram cada passo do processo, desde o preparo da muda até sua colocação no solo.
Pesquisador do Instituto, Mauro Xavier lembrava aos interessados que “é preciso que vocês produtores façam o processo de maneira correta. Queremos que vocês resgatem os benefícios da muda, tenham um material de qualidade para fazer a propagação”. O pesquisador elencou a simplicidade como característica facilitadora do sistema, mas lembrou que não se deve confundir simplicidade com fazer de qualquer jeito, há uma grande diferença. O mais importante é que o homem do campo saiba manusear a nova tecnologia, é primordial que ela seja transferida para a terra.
Um dos interessados nas explicações era Bruno Modesto Homem, que ao lado do pai produz cana em Jaboticabal - e também amendoim, em menor escala – e viu na nova técnica a chance dos lucros aumentarem. “A gente precisa ter quem pense no setor, como a Secretaria está fazendo. Toda iniciativa que diminui custo e aumenta a produtividade é bem-vinda para nós no campo”, explicou.
Atenta às explicações, a canavieira Eliane Escaroupa, de Jaboticabal, viu no Dia de Campo a oportunidade para se inteirar mais sobre as novidades do setor do qual faz parte. Acompanhada do filho, Eliane estava contente porque, como disse, “a melhoria do nosso trabalho é sempre o melhor caminho a ser seguido”.
Brotando
As mudas começarão a ser produzidas em janeiro de 2016, com plantio marcado para março seguinte. Elas serão desenvolvidas em oito pólos diferentes de propriedades de associados das parceiras Cooperativa Agroindustria (Cooplana) e Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana): Pradópolis, Dumont, Jaboticabal, José Bonifácio, Guariba, Catanduva, Palestina e Taquaritinga. O IAC é responsável desde março pelo treinamento para o desenvolvimento das MPBs, fornecendo também os kits de materiais necessários para o desenvolvimento delas.
“Aqui se dá um passo fundamental, que é recuperar o desafio da produtividade. E vocês estão participando desse momento desafiador”, lembrou Arnaldo Jardim, otimista com relação ao potencial do etanol produzido pelo setor, que sofria por um artificialismo econômico federal que o desvalorizava. Para o secretário, o etanol recuperou seu verdadeiro valor, mas “ainda está pagando o preço da má condução da política econômica federal”.
O 1º Dia de Campo Mais Cana foi promovido pelo IAC em parceria com Cooplana, Socicana, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e empresas parceiras que expuseram produtos já pensados para a nova técnica. Opções como bandejas de cultivo das mudas e maquinários específicos para plantar, adubar e irrigar a lavoura pré-brotada.
Um momento para a Secretaria corresponder à confiança depositada pelos produtores em suas pesquisas para levar cada vez mais produtividade e renda ao campo. “Não foi um discurso vazio o que fizemos em março no lançamento das MPBs. Tudo o que foi planejado está sendo feito”, comemorou Marcos Landell, diretor do Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3