Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Paraquate pode ser proibido no Brasil | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Paraquate pode ser proibido no Brasil

A paraquate, substância usada em herbicidas e amplamente usada na agricultura brasileira, está sob o risco de ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão está na fase de consulta pública até dia 16 de novembro. Após esse período, deve ter a decisão divulgada em 120 dias.
O possível banimento foi debatido em audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4/11) em Brasília (DF), que contou com participação de deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), representantes da Anvisa, pesquisadores e representantes de entidades como Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho),Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja/Brasil), entre outras.
O deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC) participou da audiência e saiu em defesa da paraquate. Ele destacou que o produto é usado no Brasil desde a década de 1970, quando o plantio direto iniciou sua consolidação, ajudando a mudar práticas como as queimadas e o preparo do solo com mecanização intensiva que causam o selamento superficial, a redução da infiltração da água, a erosão, as inundações, bem como a contaminação e o assoreamento dos corpos d’água. “O plantio direto traz benefícios como a proteção do solo, a construção de matéria orgânica e estimula a atividade biológica no solo”, argumentou.
O coordenador do programa de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos da Unicamp, Dr. Angelo Zanaga Trapé também defendeu a substância, contando que a paraquate atualmente é registrada e utilizada em 90 países, inclusive em países como Estados Unidos, Japão e Austrália. O pesquisador disse ainda que “com base em análise de milhares de agricultores com contato com o produto há décadas através do uso na agricultura, os quais não apresentam efeitos adversos, é possível afirmar que a paraquate é um produto com baixo risco para a saúde pública do Brasil”.
A representante da Anvisa, a superintendente de toxicologia Sílvia de Oliveira Santos Cazenave, explicou que o processo de reavaliação da paraquate faz parte do RDC 10/2008 junto com outros 13 ingredientes ativos de defensivos usados na agricultura. “Temos que passar por oito procedimentos administrativos até finalizar a reavaliação. Até o dia 16 de novembro, estamos recebendo contribuições para a consulta pública e a decisão final deve sair em 120 dias”, explicou.
A substância
A paraquate foi registrada em 1962 na Inglaterra e em 1964 nos Estados Unidos. No Brasil, começou a ser utilizada no início da década de 1970. Age no combate a mais de 40 plantas daninhas. Segundo estimativas da Embrapa, se o produto fosse banido, haveria um aumento de 129% nos custos de produção.
O herbicida é amplamente utilizado em lavouras de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, entre outras. Ajuda no plantio direto, técnica que reduz os processos de erosão e protege as bacias hidrográficas. Também diminui os custos de produção, quando permite a antecipação da colheita e o plantio da segunda safra na melhor época, resultando em maior produtividade e aumento da renda do agricultor.
Segundo a FPA, há estudos científicos confirmam que o paraquate é ambientalmente seguro.

Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3