Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Gasolina perde participação nos tanques e etanol avança | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Gasolina perde participação nos tanques e etanol avança

Em meio à recessão econômica, diminuição da renda familiar, retração de emprego e alta dos preços, os consumidores estão cada vez mais atentos aos gastos e fazem substituições para gerar economia – inclusive de combustível.
O porteiro Maycon Diones Silva, 24 anos, faz as contas antes de abastecer. “Opto pela gasolina ou pelo etanol conforme o preço.”
E afirma que, sempre que dá, diminui o consumo. “Às vezes, quando aperta o orçamento, deixo o carro em casa e vou para o trabalho de bicicleta. Tudo para economizar e consegui sentir uma diferença no bolso.”
Já o gerente administrativo João Silva, 38, diz que ainda não conseguiu diminuir o consumo, pois utiliza o carro para trabalhar. “Mas, dependendo da situação, vou ter de pensar nessa possibilidade”, frisa. Por enquanto, ele tenta economizar abastecendo com um pouco de gasolina e completando o tanque com etanol.
“Faço isso por causa da diferença de preços.”
Números
Para o diretor regional do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), Oswaldo Manaia, o aumento no consumo de etanol e a queda da gasolina foram ocasionadas tanto pela migração de combustível quanto pela queda no consumo.
“O consumo de combustíveis como um todo caiu, acredito que pela questão de economia no orçamento das famílias”, diz. “As pessoas param de andar de bobeira, um reflexo da nossa economia recessiva.”
Segundo ele, a migração é ocasionada por conta do preço. “Tem períodos em que o etanol fica muito competitivo e seu consumo aumenta”, frisa.
Já o vice-presidente da Brascombustíveis, Renê Abad, acredita que, com o último aumento de preços da gasolina, o resultado será uma perda de forças maior ainda do combustível frente ao etanol. “Os consumidores vão migrar ainda mais, pois também houve perda do poder de compra do consumidor”, explica.
O consumo de etanol em Ribeirão cresceu de 142,9 milhões de litros no ano de 2013 para 149,5 milhões de litros no ano passado. Já a gasolina passou de 194,8 milhões de litros para 173,3 milhões de litros no período.
Em 2013, o consumo de gasolina girava entorno de 32,2% em Ribeirão, enquanto o de etanol ficava em 23,6%. No ano seguinte, a diferença de consumo entre os combustíveis teve queda considerável: a gasolina representando 28,8% e o etanol, 24,9%.
Consumo
Para o economista e professor da FEA/USP-RP Alexandre Nicolella, a migração de combustíveis existe, principalmente, por causa do preço. “O preço do etanol trabalha para nunca passar de 70% do da gasolina e, assim, continuar competitivo.”
Segundo ele, o preço da gasolina estava represado e pressionava o valor do etanol para baixo. “Quando a gasolina subiu, deu fôlego para o setor.”
Nicolella diz também que há uma relação direta entre o consumo de energia, incluindo combustíveis, e o PIB. Em 2013, a economia cresceu 2,1%. Em 2014 o crescimento foi próximo a 0%. “O crescimento da economia foi menor em 2014, em que o consumo e a produção ficaram estagnados.”
Além disso, em tempos de crise e de cortes de gastos, as pessoas andam menos de carro, economizam e otimizam esse consumo. “O consumidor repensa logisticamente suas rotas para fazer economia.”
Inflação
Segundo dados do IPC-Fipe/Acirp, nos últimos 12 meses, a gasolina foi um dos dez vilões da inflação em Ribeirão. E, na quarta-feira (30 de setembro), subiu mais 9%.
ANÁLISE
Tendência é de alta na produção
“O consumo de etanol vem aumentando expressivamente por causa do preço. Em 2013, o combustível perdeu muito em competitividade devido ao preço controlado da gasolina pelo governo. Com a volta da CIDE, o etanol voltou a ganhar mercado. Mas, a política de preços que o governo faz não é clara. Desta forma, não sabemos até quando o setor será competitivo. Hoje, está bom, pois o etanol voltou a ter um preço razoável. E a tendência para este ano e o próximo é aumentar o consumo de etanol e diminuir o de gasolina. Segundo o Sincopetro, no Estado de São Paulo, o consumo de gasolina caiu 15% de janeiro a agosto de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Até porque o setor tem criado alternativas para aumentar cada vez mais o consumo, como o etanol de segunda geração, em que a produção será dobrada, o custo de produção diminuirá e conseguiremos melhorar o preço para o consumidor.”
Antonio Eduardo Toniello Filho, diretor de usina


Fonte: Jornal A Cidade

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3