Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Maior consumo de etanol não traz incremento na receita | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Maior consumo de etanol não traz incremento na receita

O aumento médio de 40% na demanda por etanol hidratado, como alternativa de abastecimento diante da gasolina mais cara, não tem se refletido em preços melhores para o produtor de cana. O fato de o setor não utilizar o mercado futuro impossibilita o aproveitamento de valores mais altos. Existe uma falha de mercado. Todos os usineiros ofertam seus produtos no mesmo momento, o preço cai e 100% das comercializações são feitas por spot , o que inviabiliza negociações ou travamento de preços durante movimentos de alta. Isso é um problema , avalia o presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, que lançou ontem (2) a terceira edição Global Agribusiness Forum, evento organizado pela consultoria que será realizado entre os dias 4 e 5 de julho de 2016.
Em entrevista ao DCI, o especialista diz que, até o mês de julho, houve um incremento no consumo por conta da substituição da gasolina por etanol em 42% da frota flex, em relação aos sete primeiro meses do ano passado. Essa é uma marca que nenhum outro país atingiu, nem mesmo os maiores produtores globais da commodity, os Estados Unidos, cujo percentual chegou a 9,6%.
É a necessidade de regras mais claras que pode trazer alguma mudança para este cenário. A Petrobras pode vender gasolina a preço subsidiado e não acontece nada porque não existe uma regra , enfatiza.
Negociações por meio do mercado futuro, como acontece em diversas outras commodities, regulamentações que estabeleçam critérios para o livre mercado entre etanol e gasolina, além de regras definitivas sobre as tributações que incidirão aos combustíveis são outros fatores citados pelo presidente da Datagro como necessários para minimizar os problemas do setor.
Quanto à oferta, a expectativa é de mais um recorde do biocombustível, com produção estimada em 30,3 bilhões de litros para a safra 2015/ 2016, contra os 27,8 bilhões obtidos na última temporada.
Questionado sobre as condições dos canaviais, Nastari destaca que os grandes grupos estão fazendo a renovação dentro dos patamares recomendados para o ano. Os pequenos e mais fragilizados, não estão. Ano que vem teremos uma ampliação da heterogeneidade dos canaviais e uma disparidade entre produção dos grandes e dos pequenos [grupos empresariais].
Mesmo com claros problemas no segmento de etanol, o biocombustível deve continuar sendo a aposta dos usineiros, pois os estoques internacionais de açúcar seguem altos e com baixa remuneração para o produto. Desta forma, deve levar algum tempo para que a relação entre estoque e consumo caia, visto que ela está em 47,9%, muito acima dos 41% capazes de dar maior estabilidade para o setor , comenta.
Na cogeração de energia por meio de biomassa - que seria uma alternativa para incremento de receita - falta infraestrutura para distribuição na rede e preços que viabilizem o investimento nas usinas. Pagam até R$ 1,1 mil por MW/h nas térmicas e não querem pagar R$ 300 por MW/h na biomassa , completa.


Fonte: DCI

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3