Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Aplicação variável, produtividade estável | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Aplicação variável, produtividade estável

Os solos de uma propriedade agrícola, nem sempre, apresentam uma composição uniforme, sendo que os mesmos podem apresentar áreas de diferentes características físico-químicas e necessitar de quantidades diferenciadas de corretivos agrícolas.
Entretanto, com o avanço das técnicas de Agricultura de Precisão, já é possível criar, através da amostragem de solo em grade, mapas de fertilidade, que irão indicar a necessidade de calcário, gesso, potássio e fósforo da propriedade subdividida em pequenas áreas (informações geográficas georreferenciadas). O consultor Leonardo Menegatti, da APagri, afirma que, com essas informações em mãos, o produtor consegue aplicar os insumos a taxas variáveis, levando em conta cada particularidade do terreno. “A tecnologia consiste, basicamente, em colocar mais onde precisa de mais e menos onde precisa de menos”.
Para a realização das amostragens, é comum o uso dos quadriciclos. A gerente de projetos da Coopercitrus (Cooperativa de Produtores Rurais), Alessandra Barreto, explica que o equipamento retira amostras de solo sem contaminação num grid pré-determinado. “Após as análises, o produtor obtém um mapa de recomendação de correção de solo para que ele possa fazer uma aplicação direcionada”.
Entre os benefícios da tecnologia, está o uso mais racional de insumos, que pode chegar a uma economia média de 30%. Além disso, há um aumento do potencial produtivo do solo e uma produção maior e de mais qualidade.
SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
O diretor agrícola da Tecnocana, Paulo Roberto Artioli, já faz o uso da taxa variável visando à correção de solo há quatro anos. Ele conta que a alternativa veio para solucionar os problemas da empresa, que sofre com ambientes desfavoráveis, cuja maioria, cerca de 80%, são D e E. “Dessa forma, não temos homogeneidade na hora de aplicar o corretivo, sendo que a taxa variável veio para resolver essa questão”.

Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3