Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
RETROFIT: saída para a retomada de investimentos nas plantas | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

RETROFIT: saída para a retomada de investimentos nas plantas

Fomentar o aumento da geração de energia elétrica a partir da biomassa nas indústrias sucroenergéticas é a alma do negócio pelo mundo. Durante anos, o foco das indústrias era gerar vapor de baixa pressão/temperatura para a autossuficiência em energia e para os processos.
Com a recente reestruturação do setor elétrico brasileiro, as usinas começaram a investir em outras vertentes: caldeiras de alta pressão e alta temperatura combinadas com turbinas a vapor de contrapressão e de condensação para exportação do excedente de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).O lucro que vem da cana (biomassa) – Mesmo em tempos de escassez de recursos para financiar novas plantas (greenfields), a solução em Retrofit possibilita sustentar a necessidade de crescimento da oferta de energia e garantir receita adicional oriunda da venda do excedente. Além disso, é possível aumentar a confiabilidade operacional, otimizar os processos e dar mais eficiência às plantas existentes.
Para o Retrofit acontecer são necessários: linha de crédito já disponibilizada pelo BNDES, com taxa de juros adequadas e prazo de pagamento de 20 anos; facilitar e reduzir o volume de garantias e valorizar a venda do excedente de energia; precificar o MWh em, no mínimo, R$ 250,00 excluindo a conexão e a distribuição e ter rapidez dos órgãos responsáveis na liberação da conexão e distribuição da energia elétrica.
Marcelo Severi, gerente do departamento comercial da Unidade Negócios Turbinas TGM, afirma que as indústrias que ainda utilizam caldeiras e turbinas de baixa pressão se enquadram, perfeitamente, no plano de Retrofit. “Os acionamentos feitos por turbinas de bombas d’água, ventiladores e exaustores, na sua maioria, não operam na melhor faixa de eficiência e são recomendados a modernização, substituição por turbinas mais eficientes ou eletrificação do acionamento”, disse.
Com a eletrificação, o vapor é direcionado para as turbinas de geração de energia aumentando a potência gerada em 40%. “Aplicando o mesmo conceito de eletrificação dos acionamentos do preparo e moagem, o vapor é direcionado também às turbinas do gerador nas mesmas condições de pressão e temperatura, podendo gerar um incremento de até 15%”, descreveu o gerente.
Severi também compara a potência gerada nas diferentes condições de vapor vivo para 1 ton de vapor em uma turbina de contrapressão de 1,5 kgf/cm², acionando gerador de energia elétrica e a potência gerada nas diferentes condições de vapor vivo em uma turbina de condensação. “Com o equipamento retrofitado, é possível iniciar a exportação de excedente de energia podendo chegar em até 75 kW/Ton cana”, disse.
A implantação do Retrofit pode ser realizada em 24 meses. Tempo menor que uma nova planta.4ª Conferência Datagro – CEISE Br, dia 25 de agosto de 2015 – das 8h às 12h30, no Espaço de Conferências Fenasucro | Painel 4: Marcelo Severi – gerente do departamento comercial da Unidade de Negócio Turbinas TGM| Assunto: Potencial de Expansão da Cogeração no Brasil.
Conferência de Bioenergia CEISE Br/ UNICA, dia 26 de agosto de 2015 – das 8h às 18h, no Espaço de Conferências Fenasucro
Conferencista: Marcelo Severi – gerente do departamento comercial da Unidade de Negócio Turbinas TGM
Assunto: Retrofit x o potencial da bioeletricidade no estado de São Paulo: Oportunidades e desafios.


Fonte: Portal Fator Brasil

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3