Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Chuvas pontuais terão pouco impacto em colheita de cana e café esta semana | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Chuvas pontuais terão pouco impacto em colheita de cana e café esta semana

Chuvas pontuais entre terça e quarta-feira devem provocar paralisações pontuais na colheita de cana-de-açúcar e café do Sudeste brasileiro, mas de maneira geral os trabalhos deverão avançar em ritmo normal, disseram meteorologistas nesta segunda-feira.
"A gente pode ter um pouco de chuvas nos próximos dias... Não é chuvarada, nada comparável ao que está acontecendo no Sul. Pode dar pequenas interrupções na colheita, mas ao longo da semana o tempo vai secando", disse o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, referindo-se ao interior de São Paulo e de Minas Gerais, principais regiões produtoras de cana e café no país.
"Essa semana temos uma condição bem diferente da semana anterior. A frente fria vai se deslocar pelo Sudeste, perdendo força, mas deve chegar a áreas de cana e café", disse a meteorologista Patrícia Vieira, da Somar.
Na semana passada, uma frente fria ficou estacionada principalmente sobre o Rio Grande do Sul, em um efeito do fenômeno climático El Niño, provocando grandes acumulados de chuvas e levando preocupação para produtores de trigo e milho.
O interior de São Paulo, principal região produtora de cana, conseguiu avançar no trabalho de colheita na semana passada --a safra 2015/16 está no seu auge--, uma vez que as chuvas não chegaram à região.
Os preços do etanol no mercado paulista recuaram na semana passada em decorrência da grande atividade das usinas e da maior disponibilidade de produto, segundo análise do Cepea.
Em Minas Gerais, apesar do recente tempo seco, a colheita de café segue atrasada em relação aos últimos anos, devido a um começo lento. Na região da Cooxupé, a maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, os trabalhos atingiram 27,3 por cento da área até meados da semana passada, 23 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo período de 2014.
A exportadora Comexim, de Santos (SP), informou que estava recebendo pouco café, devido ao atraso na colheita provocado por chuvas.
Já a corretora Carvalhaes disse, em relatório semanal, que "ainda é pouco o café de qualidade", uma vez que "as chuvas prejudicaram bastante a colheita no mês de junho e no início de julho".
"Alguns lotes de regiões produtoras de cafés finos apresentam xícaras riadas (de valor mais baixo)", disse o escritório, também com sede em Santos, destacando ainda expectativa de tempo seco favorável para a colheita nas próximas semanas.
Segundo os meteorologistas ouvidos pela Reuters, a tendência é de tempo firme no Sudeste a partir do fim desta semana e durante toda a próxima.
Já para o Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a previsão é de continuidade das chuvas bastante volumosas.

Fonte: Reuters

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3