Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Prejuízos com o Sphenophorus levis podem chegar a 30 toneladas de cana por hectare | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Prejuízos com o Sphenophorus levis podem chegar a 30 toneladas de cana por hectare

O Sphenophorus levis, conhecido como Bicudo da Cana, é, atualmente, a praga mais temida pelos produtores canavieiros, principalmente os localizados no Estado de São Paulo. As larvas desse inseto se abrigam no interior do rizoma e danificam os tecidos. A partir daí, pode ocorrer a morte da planta e falhas nas brotações das soqueiras, causando prejuízos na ordem de 30 toneladas de cana por hectare. A longevidade do canavial também é reduzida, obrigando reformas extremamente precoces.

Especialistas afirmam que é importante avaliar cada caso separadamente na hora de decidir qual tipo de controle será utilizado. Deve ser levado em conta, por exemplo, o histórico da área e a origem da muda, já que a dispersão do inseto a longas distâncias se dá através das mudas retiradas de locais infestados. Além disso, um bom preparo de solo e o uso correto de defensivos agrícolas são essenciais para começar uma lavoura com um alicerce bem feito. Algumas usinas, inclusive, procuram instruir seus operadores a deixar um toco para trás, no intuito de não levar a praga junto.

A incidência de Sphenophorus levis em cana-de-açúcar e diferentes tecnologias de controle serão abordadas no 11° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 29 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.

Fonte: Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3