Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Colheita mecanizada de cana crua impulsionou populações de Cigarrinha-das-Raízes | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Colheita mecanizada de cana crua impulsionou populações de Cigarrinha-das-Raízes

A Cigarrinha-das-raízes ainda é considerada, por muitos, como a principal praga da cana-de-açúcar, devido ao fato de ela poder ser encontrada em todas as regiões canavieiras do Brasil. No Estado de São Paulo, sua incidência tem aumentado nos últimos anos devido à intensificação da colheita mecanizada de cana crua. Isso ocorre, pois a praga encontrou, nos canaviais, um novo cenário que é mais favorável ao seu desenvolvimento. Esse aumento ocorre, especialmente, em locais de temperatura elevada, onde se têm condições de alta umidade, proporcionadas pela abundante cobertura vegetal deixada no solo.

Entre os prejuízos causados pela Cigarrinha-das-raízes, estão a redução do teor de açúcar nos colmos, aumento do teor de fibras e dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem, além da extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas.

A prevenção é a melhor forma de controle da praga. Para isso, é recomendável a utilização de mudas sadias.

A incidência de Cigarrinha-das-Raízes em cana-de-açúcar e diferentes tecnologias de controle serão abordadas no 11° Seminário sobre Controle de Pragas de Cana (Insectshow), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 29 e 30 de julho. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, onde também é possível obter mais informações sobre o evento.

Fonte: Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3