Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Brasileiros compram menos gasolina após a alta no preço do combustível | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Brasileiros compram menos gasolina após a alta no preço do combustível

Os brasileiros estão comprando menos gasolina. É a resposta da população ao aumento no preço do combustível. Nossos repórteres no Rio de Janeiro e em São Paulo mostram como os motoristas estão tendo que se virar para não comprometer o orçamento.
O preço do litro da gasolina subiu mais de 9% em 2015, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE. O consumidor começa a evitar tirar o carro da garagem.
As vendas de gasolina caíram 3,7% de janeiro a abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o calculo da ANP (Agência Nacional do Petróleo).
O especialista em energia Edmar de Almeida explica o motivo das mudanças no mercado do combustível.
"O consumo de gasolina por veiculos de passeio está muito associado à renda do trabalho e essa renda neste ano vem sendo exaurida pela inflação, e também a elevação do preço. Neste ano iniciou-se o processo de recomposição dos preços da gasolina no Brasil. Então isso afetou a disposição ao consumo de gasolina", aponta Edmar de Almeida, professor de energia da UFRJ.
No Rio de Janeiro, um motorista está deixando de usar o carro nos fins de semana. Com isso, ele diz que ganha duas vezes.
E quem não pode deixar o carro em casa? Estes estão procurando alternativas. É o que mostra o repórter Renato Biazzi.
CRESCE A PROCURA POR ETANOL
Qual é o combustível preferido do consumidor? Depende. Em 2015, quem está levando a melhor em muitos estados é o etanol. Na média do país, o consumo aumentou 32% até abril, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Para valer a pena abastecer com etanol, é preciso que o preço atinja no máximo 70% do preço da gasolina. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), em média o litro do etanol está custando apenas 65% da gasolina.
Em estados produtores de cana-de-açúcar a diferença nas bombas pode ser ainda maior e, por isso, mais vantajosa para o consumidor. Em um posto em São Paulo, por exemplo, o litro do etanol esta custando R$ 1,99, o equivalente a 62% do litro da gasolina vendida ali.
A última pesquisa da ANP, feita na semana passada, mostra que vale a pena abastecer com etanol em sete capitais brasileiras: Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e São Paulo. A pesquisa leva em consideração o preço médio. A diferença pode variar de posto para posto.
Para a economista da consultoria Tendências, o álcool deve continuar competitivo.
"Existe um incentivo bom ao consumo de etanol ao longo deste ano desde que você tenha a oferta andando. Ela vai andar um pouco menos do que esse crescimento da demanda, mas ela vai ser maior a oferta de etanol do que foi no ano passado. [Um momento bom para o consumidor aproveitar]. Sem dúvida aproveitar o fato de que nosso carro é flex", aponta a economista Amaryllis Romano.


Fonte: G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3