Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
"O sorgo é uma ótima alternativa para complementar a cana" | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

"O sorgo é uma ótima alternativa para complementar a cana"

Este foi o tema abordado nesta quinta-feira (28) durante a abertura do segundo dia do IX Workshop Agroenergia, em Ribeirão Preto.
De acordo com o professor Leonardo Pimentel, da Universidade Federal de Viçosa, UFV, as justificativas para o uso do sorgo sacarino são várias, como:
Planta C4
Tolerância à déficit hídrico e à elevadas temperaturas
Ciclo curto (cerca de 4 meses)
100% mecanizável
"Com o sorgo sacarino, o produtor pode complementar a janela de safra da cana, pois posso plantar em novembro e colher em março, o que gera uma menor ociosidade nas usinas. Além disso, posso atrasar o inicio da colheita da cana para maio, para obter um brix maior".
O engenheiro ressalta, ainda, que o sorgo não precisa ficar restrito as áreas de renovação, pois muitas usinas possuem áreas que não estão ocupadas por cana.
Com relação ao sorgo biomassa, Pimentel afirma que ele pode ser alternativa para geração de energia na entressafra e possui potencial para etanol de segunda geração.


Fonte: Canaonline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3