Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Etanol brasileiro precisa recuperar credibilidade, avalia consultor | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Etanol brasileiro precisa recuperar credibilidade, avalia consultor

O consultor e ex-diretor da Petrobras, Ricardo Salomão, afirmou na quarta-feira (27/5) que o maior desafio para o etanol brasileiro é recuperar a credibilidade do combustível, perdida desde a década de 1980. Salomão lembra que, naquela época, 95% da frota brasileira era movida exclusivamente a etanol e sofreu com o problema de desabastecimento com a alta no preço do açúcar. "O açúcar disparou, as usinas viraram a chave e passaram a produzi-lo em detrimento do álcool e ali o destino do etanol foi selado", disse Salomão, no "9º Workshop Agroenergia: Matérias-Primas", em Ribeirão Preto (SP).
Segundo ele, a credibilidade do etanol deve ser recuperada com a profissionalização do setor, como ocorre na indústria do petróleo, e começa com ações de marketing no mercado interno. "Além da falta de credibilidade, outros entraves, como a falta de logística e o incremento da tecnologia com o uso do etanol nas células de combustível, precisam ser vencidos", afirmou o consultor.
Para Salomão, o biodiesel é um combustível cujo modelo de produção no Brasil, baseado na agricultura familiar, precisa ser revisto. Ele observa que a produção brasileira está estagnada em 50 mil barris equivalentes por dia e não cresce porque o modelo de produção escolhido foi com uso de matérias-primas oriundas de pequenos agricultores. "Assim como o etanol, o biodiesel é complementar ao petróleo e não concorrente. É preciso mudar a estratégia para os dois combustíveis", concluiu.


Fonte: Estadão Conteudo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3