Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Financiamento de custeio do Plano Safra 15/16 não sofrerá corte | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Financiamento de custeio do Plano Safra 15/16 não sofrerá corte

O Plano Safra 2015/16 não deverá sofrer cortes nos volumes de financiamentos ofertados para custeio agrícola, enquanto os juros médios deverão subir, indicou nesta segunda-feira a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, durante a Agrishow, a maior feira de negócios de máquinas agrícolas do Brasil.

O Plano Safra 2014/15 teve recursos para financiamentos de mais de 156 bilhões de reais, com taxa de juros média de 6,5 por cento ao ano.

"Custeio agrícola não deverá ter nenhuma redução", afirmou Kátia Abreu, em entrevista a jornalistas, ao ser questionada especificamente sobre os recursos para financiamento do Plano Safra.

Os financiamentos para custeio e comercialização representaram a maior parte do volume de recursos no plano anterior, com 112 bilhões de reais, enquanto 44,1 bilhões de reais foram anunciados para programas de investimento.

Com relação aos juros subsidiados pelo governo no novo plano, a ministra apontou uma alta ante o programa anterior, num momento em que a taxa básica de juros (Selic) e a inflação estão em níveis elevados.

"Em relação aos juros, sim. Porque estamos vivendo no mesmo país, e não somos diferentes dos outros segmentos. Se no ano passado tivemos juro neutro, este ano teremos também um juro proximamente de neutro", acrescentou a ministra, após a abertura da Agrishow.

Ela reafirmou que o novo plano safra será anunciado em 19 de maio, mas não deu detalhes sobre os valores de financiamentos ou juros.

Produtores e representantes do agronegócio já trabalham com a possibilidade de juros mais altos, diante do novo cenário econômico.

Francisco Matturro, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), uma das realizadoras da Agrishow, disse mais cedo que os juros e volume de recursos do Plano Safra 2015/16 podem vir em piores condições do que no programa 14/15.

Por isso, Matturro acredita que os produtores poderão tirar vantagem na Agrishow antes das mudanças, com os juros atuais ainda favorecendo os negócios.

"Ninguém sabe o que esperar para o Plano Safra 15/16. Pode ser um plano safra que não financie um volume tão grande", disse Matturro.

A Agrishow deverá movimentar 2,7 bilhões de reais em 2015, mesmo volume de negócios da edição de 2014, previu o vice-presidente da Abag


Fonte: Reuters

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3