Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Safra de cana em Minas terá expansão no período 2015/16 | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Safra de cana em Minas terá expansão no período 2015/16

A produção de cana-de-açúcar na safra 2015/16 em Minas Gerais deve crescer 1,8%, com a moagem de 60,59 milhões de toneladas. As medidas adotadas para estimular a competitividade do etanol frente a gasolina incentivaram a produção do combustível na safra atual, que ficará 12,1% maior. Já no caso do açúcar, cujos preços ainda estão baixos no mercado mundial, a safra deve recuar 9%. Os dados são do Primeiro Levantamento da Safra Brasileira de Cana-de-Açúcar 2015/16, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O aumento da moagem em Minas Gerais ocorrerá pelo ganho em produtividade, que foi estimado em 75 mil toneladas de cana por hectare, elevação de 1,5%. A área destinada à cultura ficou praticamente estável, com pequena variação positiva de 0,8% e somando 808 mil hectares. O Estado é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do país respondendo por 8,9% da área plantada, atrás de São Paulo que concentra 51,7% da produção e Goiás com 9,8%.

De acordo com a Conab, foram observadas condições desfavoráveis para o desenvolvimento da cana-de-açúcar na maior parte da região produtora do Centro-Sul do país, incluindo Minas, entre outubro de 2014 a janeiro de 2015, principalmente. Além das chuvas abaixo da média, houve registro de altas temperaturas. Apesar disso, as chuvas, na maior parte da região, dentro ou acima da média em novembro, dezembro, fevereiro e março compensaram o cenário negativo.

Entre abril e junho, quando se inicia a colheita da cana em Minas Gerais, a previsão é de redução gradativa das chuvas, dando início ao período de transição para a estação seca. No Estado, 10 usinas, das 37 instaladas, já iniciaram a safra que deve ganhar maior ritmo ao longo das próximas semanas.

Concentração
Até o momento, a condição climática tem favorecido a concentração de açúcares na cana, com isso, o índice de Açúcares Totais Recuperáveis por tonelada de cana-de-açúcar (ATR/TC) foi estimado pela Conab em 138,7 quilos por tonelada, variação positiva de 1,5% sobre a safra anterior, quando o ATR ficou em 136,69 kg/tc. Do volume total, serão destinados à produção de açúcar 37% e para etanol 63%. Na safra anterior o volume era de 42% do ATR para o açúcar e 58% para etanol, o que mostra a tendência de uma safra mais alcooleira.

"A safra mais alcooleira ocorre em virtude do atual mercado em Minas Gerais, que devido aos incentivos do governo, como a redução do ICMS, vai demandar mais o combustível renovável, já que esse tem preços mais competitivos do que os da gasolina. Também contribuiu para a mudança, os valores baixos e o mercado pouco demandado do açúcar. Diante as dificuldades, as usinas estão priorizando a produção de etanol em detrimento ao açúcar", avalia o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos.

Em Minas, a produção de etanol total deverá superar em 12,1% (332,2 milhões de litros) o volume produzido em 2014/15, com a fabricação de 3 bilhões de litros. Ao todo, deverão ser destinada à fabricação de etanol total 38,1 milhões de toneladas de cana, volume 10,6% superior ao esmagado na safra 2014/15.

No período, a expectativa é que a produção de etanol anidro fique 15,7% superior, alcançando 1,32 bilhão de litros. O incremento se deve ao aumento do percentual do combustível adicionado à gasolina que passou de 27% para 29%.


Fonte: Diário do Comércio

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3