Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Cana: Lideranças debatem em Sertãozinho fim da crise e novo ciclo | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Cana: Lideranças debatem em Sertãozinho fim da crise e novo ciclo

Por Ronaldo Knack

Lideranças que formam e integram o Projeto de Governança Corporativa da Cadeia Produtiva Sucroenergética – trabalhadores, fornecedores de cana, indústria de base, máquinas, insumos, serviços, tecnologia e usineiros – têm reunião marcada na manhã desta próxima 4ª feira no auditório da Canaoeste, em Sertãozinho.
O encontro - que será aberto ao público e imprensa e inscrições através do e-mailinfo@brasilagro.com.br – objetiva discutir as próximas ações que incluem a “Marcha à Brasília” e o Road Show nas principais regiões canavieiras do País para discutir questões pontuais e estruturais e também implementar um vigoroso projeto que busca aumentar a produtividade e implantar inovação nos processos de produção agrícola, industrial, logística e gestão administrativa, financeira e de tecnologia da informação.
Desde que foi anunciado, no último trimestre do ano passado, o projeto provocou já provocou significativas mudanças na estratégia do governo federal em relação à cadeia produtiva sucroenergética. A cobrança da Cide na gasolina, que tornou mais competitivo o etanol, o aumento da mistura do etanol anidro à gasolina de 25% para 27% e o anúncio de leilões que podem viabilizar a biomassa na matriz energética, foram respostas, embora tímidas, que trouxeram novo alento e esperança aos produtores.
Segundo o empresário Evandro Ávila – foto -, um dos coordenadores e porta-voz do Projeto de Governança Corporativa, este é o melhor momento, o “mágico” para impor ao governo federal uma agenda positiva que estanque a sangria em que colocou o setor canavieiro e o coloque como novamente como protagonista para a geração de empregos qualificados e produção de energia limpa e renovável.
Evandro Ávila destaca a importância histórica do ato de protesto público, apoiado pelo projeto, realizado em Sertãozino na manhã do último dia 27 de janeiro. “Fomos os primeiros a ir às ruas para dizer “chega, basta, assim não dá mais”, através de um movimento organizado e ordeiro que contou com apoio dos trabalhadores, dos fornecedores de cana e dos empresários. Precisamos mais para resgatar a autoestima dos brasileiros que vivem, dependem e devem voltar a investir no setor que viu serem extintos 300 mil postos de trabalho nos últimos 6 anos, o fechamento de 83 usinas e colocando outras 70 em processo de recuperação judicial e que assiste o desmanche da sua indústria de base em detrimento de companhias da Rússia, China e Índia que estão reduzindo a competividade da tecnologia verde-amarela”, afirma.
O Projeto de Governança Corporativa da Cadeia Produtiva Sucroenergética tem apoio da Força Sindical, que representa os sindicatos dos trabalhadores da cadeia produtiva sucroenergética, da Orplana – Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul, do Fórum Nacional Sucroenergético, que representa todos os sindicatos da indústria do açúcar e do álcool e da Única – União da Indústria da Cana-de-Açúcar.
Tem também o apoio da indústria de base, máquinas, insumos, serviços e tecnologia representados pelo CEISE Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis, do Simespi de Piracicaba e das cooperativas Coplacana (sede em Piracicaba), Copercana (sede em Sertãozinho) e Coopercitrus (sede em Bebedouro) (Ronaldo Knack é jornalista e bacharel em Administração de Empresas e Direito. É também fundador e editor do BrasilAgro; ronaldo@brasilagro.com.br)

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3