Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Em meio à crise, Fenasucro aposta em bioenergia e prevê negociar 27% mais | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Em meio à crise, Fenasucro aposta em bioenergia e prevê negociar 27% mais

Apesar da crise enfrentada pelo setor surcroalcooleiro, a Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética (Fenasucro) - uma das maiores do setor - espera um crescimento de 27,2% nos negócios na edição de 2015, prevista para ocorrer entre 25 e 28 de agosto, em Sertãozinho (SP). Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (31), em Ribeirão Preto (SP), a organização do evento afirmou que aposta na vertente bioenergética para alavancar as negociações, que podem chegar este ano a R$ 2,8 bilhões, segundo as projeções.

Segundo o gerente geral da feira, Paulo Montabone, o investimento na geração de energia elétrica a partir do bagaço da cana pode ser a saída para as dificuldades do setor sucroenergético graças a outra crise: a da falta d´água. "A cogeração energética é a bola da vez por causa da crise hídrica e a falta de energia vai fazer com que o setor sucroenergético se sobressaia", afirma. "Hoje temos uma Itaipu e meia parada, podendo cogerar energia".

A possibilidade de mercado fez com que os expositores do setor energético saltassem de cinco para 20 em um ano, de acordo com os organizadores, e uma área específica para tratar desse tipo de negócio será montada no Centro de Eventos Zanini, onde ocorrerá a Fenasucro no mês de agosto. "Teremos a CPFL, subsidiária que compra e comercializa energia para distribuir na rede, e a Gás Brasiliano, que pode entrar com o biogás dentro das caldeiras para aumentar a eficiência energética", comenta Montabone.

Luz no fim do túnel

Os organizadores do evento ainda esperam a realização de três leilões de biomassa do bagaço de cana, entre maio e julho deste ano, para otimizar os negócios. Segundo o presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise BR), Antônio Tonielo Filho, há pelo menos 75 projetos cadastrados para participar das rodadas de negociação do material aproveitado da cana-de-açúcar. "Estamos lutando para viabilizar a entrada das usinas e se 35 ou 40 vingarem poderemos ter na Fenasucro uma movimentação na parte energética em que veremos essa luz para a feira continuar sendo o que sempre foi", diz.

Além dos investimentos na geração de energia sustentável, os incentivos dados ao setor nos últimos meses - como desoneração de impostos e o aumento do percentual de álcool anidro na mistura com gasolina - podem aliviar a crise enfrentada por usineiros e produtores de cana. Os estímulos podem aumentar os interesses de investimento durante a feira, que no ano passado gerou R$ 2,2 bilhões em negócios.

Outros expositores
Apesar do aumento das projeções nos negócios, a feira manteve a área de exposição da última edição. Serão 550 empresas expositoras nos 75 mil metros quadrados no centro de exposições, com produtos para suprir desde a fase de plantio até a produção de etanol e açúcar. São esperados 33 mil visitantes e compradores nos pavilhões da Fenasucro.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3