Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Os desafios do plantio mecanizado de cana | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Os desafios do plantio mecanizado de cana

Não há como fugir da mecanização do plantio, mas a tecnologia ainda tem muito a evoluir, principalmente na redução de custos. O tema será debatido no 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar.

O plantio mecanizado de cana-de-açúcar ainda tem muito a evoluir. Esta é a opinião do consultor Luiz Antonio Bellini, coordenador do Gmec (Grupo de Mecanização no Setor Sucroenergético). “É uma atividade custosa, que demanda muda demais. Por falta de disponibilidade de mão de obra, as usinas são obrigadas a adotar, mas a qualidade não chega aos pés do plantio manual”, enfatiza.

Segundo ele, já existem algumas ações de melhoria. Exemplo é um tipo de máquina automatizada já disponível no mercado, que permite maior qualidade na operação e redução das mudas.

Também para Cássio Paggiaro, diretor agrícola do Grupo Clealco, muito há de ser feito no aperfeiçoamento do plantio mecanizado. “O resultado final e a tecnificação estão aquém do nível atingido pela colheita mecanizada, mas acredito que o plantio com máquinas vai evoluir mais rápido do que foi a evolução da colheita mecanizada”, afirma. Para ele, um dos grandes desafios é reduzir o custo da operação em relação à quantidade de muda que se usa em relação ao plantio manual.

Mas Paggiaro acredita que esta tecnologia vai superar os gargalos aos poucos, tornando realidade em todo o setor. Na Clealco o plantio mecanizado já atingiu 90%. “Para realizar um bom trabalho, estamos fazendo qualificação do pessoal e alterações pontuais nos equipamentos em termos de taliscas, de velocidade da esteira. São algumas adaptações. Com nossas ações, temos trazido o gasto com mudas a um nível um pouco melhor, mas tudo depende da análise”, pontua Paggiaro.

Bellini coordenará um dos painéis e Paggiaro realizará palestra no 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar, realizado pelo Grupo IDEA, e que neste ano acontece nos dias 25 e 26 de março, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Em paralelo ao Seminário acontece a 6ª Mostra de Maquinas e Equipamentos Agrícolas.

Veja a programação completa do 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar no site do Grupo IDEA: www.ideaonline.com.br.

Serviço:
17º Seminário de mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 25 a 26 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: Clique aqui e garanta sua inscrição


Fonte: Assessoria de Comunicação Grupo IDEA

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3