Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Pesquisadores da UFJF criam técnica para aumentar produção de etanol | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Pesquisadores da UFJF criam técnica para aumentar produção de etanol

Processo do departamento de Física utiliza bagaço de cana de açúcar. Objetivo é aumentar uso do biocombustível na gasolina, de 25% para 27%.

Pesquisadores do departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolveram uma técnica capaz de aumentar a produção de etanol através do bagaço de cana de açúcar. O biocombustível está presente em cerca de 25% da gasolina comercializada no Brasil. O objetivo do projeto é aumentar esse índice para 27%. Isso incentiva o crescimento do setor e reduz a importação de gasolina no país.

Segundo o pesquisador do departamento de Física, Virgílio dos Anjos, 30% da parte restante da cana é reaproveitada durante o processo. “Isso era jogado fora ou queimado. Era uma fonte de energia desperdiçada. Hoje, precisamos de novas fontes e essa é uma, e ainda é renovável”, explicou.

O bagaço de cana de açúcar é analisado com ajuda de um laser, que informa se o tratamento químico feito foi da maneira correta para a produção do etanol. Segundo o estudante Leonardo do Nascimento, que participou do projeto, essa análise é essencial. “Nós usamos técnicas ópticas para caracterizar os tratamentos químicos que são feitos nas amostras e ver qual o mais viável para a produção de etanol”, explicou.

A ideia é bem vista pelos consumidores. O comerciante Vinícius César reclama que a crise energética e o alto preço da gasolina prejudicam muito e iniciativas como essa ajudam a aliviar os gastos. “Está complicado! Hoje o bolso está doendo muito para abastecer”, finalizou.


Fonte: Portal G1

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3