Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Seminário traz abordagem completa sobre o aproveitamento da palha e da biomassa | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Seminário traz abordagem completa sobre o aproveitamento da palha e da biomassa

Este será um dos temas do 17º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar, nos dias 25 e 26 de março, em Ribeirão Preto

A bioeletricidade é um produto cada vez mais rentável para uma usina de açúcar e etanol. Ainda mais em tempos de crise hídrica. Por isso, cada unidade precisa analisar a viabilidade de se recolher a palha de cana-de-açúcar da lavoura para aproveitamento na indústria. E não precisa ser apenas para geração de energia. Outro destino é a produção do etanol de segunda geração.

Pela relevância cada vez maior do tema, o Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar do Grupo IDEA deste ano vai discutir com profundidade o “Aproveitamento da Palha e da Biomassa”.

Vários aspectos técnicos ligados ao assunto serão abordados com a participação de executivos de usinas e pesquisadores, além da apresentação de “cases” de sucesso e de novas tecnologias.

“Vamos apresentar e discutir as maneiras mais modernas de recolher a palha da lavoura, como por enfardadoras e junto com a própria carga da cana, além de enfocar o processamento deste material na indústria”, diz Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA.

Serão apresentados índices de rendimento operacional das tecnologias, custos da operação (tanto de recolhimento, de enfardamento e de transporte), e análises sobre os sistemas operacionais existentes. “Além disso, teremos depoimento sobre tecnologia de limpeza de cana a seco, apresentando prós e contras esta alternativa e o nível de eficiência dos equipamentos”, comenta.

O público também ouvirá a experiência de profissionais do setor que estão acompanhando a performance da fábrica depois que uma matéria-prima com muita palha entra para o processamento. “Vamos apresentar no seminário as implicações de se colocar a palha de cana na caldeira e em toda a indústria. Afinal, quais são os reflexos e implicações de uma matéria-prima completamente diferente do que as usinas estavam acostumadas?”, indaga Dib Nunes. E serão abordados vários questionamentos sobre este tema: “o que esta palha pode acarretar ao equipamento, qual é a qualidade do açúcar e o que acontece com a caldeira”.

O Seminário, que ocorre nos dias 25 e 26 de março, em Ribeirão Preto, também terá uma exposição de máquinas voltadas à biomassa de diferentes fabricantes.



TEMÁRIO DO 17º SEMINÁRIO DE MECANIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR

· Tudo sobre o aproveitamento da palha e a produção de biomassa, (Apresentação de “cases” de sucesso, novas tecnologias e procedimentos operacionais).

· Últimos avanços para alteração na lei da balança e no transporte de cana.

· Como reduzir o custo do preparo do solo e do plantio de cana.

· Como melhorar o “stand” e economizar mudas no plantio mecanizado.

· Colheita mecanizada de alta performance na região de Ribeirão Preto.

· Perdas e ganhos gerados pelos novos espaçamentos.

· Criatividade e soluções para problemas mecânicos.

· Desafios da manutenção automotiva.

· Os resultados do preparo e cultivo profundo do solo após longo período de estiagem.

· Aditivos no combustível: mitos e verdades

· Prêmio Usinas Campeãs de Produtividade - Safra 2014/15 no Centro Sul do Brasil

Informações: 16 3211 4770 / eventos@ideaonline.com.br



Fonte: CanaOnline

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3