Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Etanol hidratado sobe 6% na usina, aponta Cepea | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Etanol hidratado sobe 6% na usina, aponta Cepea

Mercado do biocombustível sente os efeitos da nova tributação da gasolina

O mercado de etanol já sente os efeitos da tributação sobre a gasolina e o óleo diesel anunciada pelo governo federal. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços “saltaram” no mercado paulista, o maior do país.

Entre os dias 19 e 23 de janeiro, o indicador registrou média de R$ 1,3611 o litro do etanol hidratado (sem contar a incidência de impostos), alta de 6,2% em relação à semana anterior. No mesmo período, o etanol anidro, o valor chegou a R$ 1,4640 (sem impostos), alta de 0,7% em relação à semana anterior. “(Com a tributação da gasolina) Espera-se aumento na demanda por etanol, que ficaria mais competitivo. Na última semana, distribuidoras já começaram a reforçar seus estoques”, informa o Cepea, nesta terça-feira (27/1).

O movimento de alta confirma também a expectativa da indústria de cana-de-açúcar, para quem a volta da cobrança de PIS/Confins e da Cide sobre a gasolina tende a melhorar a competitividade do etanol. O regime tributário diferenciado era reivindicação do setor.

Na semana passada, a direção da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa usinas do centro-sul do país, informou que os estoques de etanol são suficientes para abastecer o mercado até abril, quando se encerra oficialmente o calendário-safra 2014/2015. Com o novo regime tributário, a expectativa é de que esses estoques sejam demandados “com preços melhores”.

“Será vantajoso usar o etanol”, disse, na ocasião, o diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues. Do início da atual safra até a primeira quinzena de janeiro, as vendas do combustível no mercado interno registravam alta em relação à safra passada. O volume chegou a 18,387 bilhões de litros (+0,61%). Movimento puxado pelo anidro, que desde abril de 2014 acumula vendas de 7,674 bilhões (+4,96%). No hidratado, foram 10,712 bilhões (-2,28%).


Fonte: Globo Rural

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3