Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/assovale/www/adm/include/conexao.php on line 29
Secretário de Agricultura diz que volta da Cide ajudará setor de cana | Assovale - Associação Rural Vale do Rio Pardo

Secretário de Agricultura diz que volta da Cide ajudará setor de cana

Energia elétrica produzida a partir do bagaço de cana também seria uma alternativa para a crise energética

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou nesta terça-feira (27/1) durante o protesto do setor produtivo de açúcar e álcool, em Sertãozinho (SP), que decisões de fortalecimento do setor estão sendo tomadas pelo governo federal. Jardim disse que a retomada da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina é positiva, mas que precisa ser acompanhada de outras ações para ajudar a mitigar a crise na indústria canavieira.

Entre outras iniciativas, o secretário citou o aumento da mistura do etanol à gasolina de 25% para 27,5%, embora o governo sinalize que esse porcentual deve ficar em, no máximo, 27%. "Além disso, o governo precisa dar sinais claros de retomada do uso da biomassa como fonte produtora de energia elétrica, com leilões específicos e um piso de preço diferente das outras fontes produtoras", considerou.

Já o presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), Manoel Ortolan, ressaltou que a energia elétrica produzida a partir do bagaço de cana seria uma alternativa para a crise energética, pois ela pode ser produzida justamente em época de crise hídrica, como atualmente. Ortolan disse, ainda, que, mais do que um protesto, o ato de hoje em Sertãozinho mostra que "produtores e empresários estão prontos para retomar a indústria de açúcar e álcool e para conclamar o governo à essa retomada".


Fonte: Estadão Conteúdo

Rua Caraguatatuba, 4.000 Bloco 2 / CEP 14078-548 / JD Joquei Clube / Ribeirão Preto / SP

16 3626-0029 / 98185-4639 / contato@assovale.com.br

Criação de sites GS3